Info

Por , 2 de março de 2011 00:08

Este é um blog dedicado à colaboração de Linguagem Gráfica, na disciplina de Projeto Básico 1001 “Conceito e Contexto”, ministrada no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio pelo professor Ricardo Artur Carvalho.
A colaboração de Linguagem Gráfica visa ao conhecimento dos processos gráficos e ao desenvolvimento de habilidades para o desenvolvimento dos relatórios e apresentações.

5 comentários para “Info”

  1. avatar Pedro Mergener disse:

    Olá professor, eu gostaria de saber se você sabe onde eu posso achar uma black letter do estilo ghotic, como você tinha mostrado na aula de tipografia. Em especial aquela que parece ser desenhada. Obrigado.

    • avatar Ricardo Artur disse:

      Pedro,

      toda blackletter é, originalmente, desenhada. As letras góticas (sinônimo de blackletter) tem origem na tradição alemã de escrita manual medieval.
      Há diversas formas de letras que mais tarde se constituiram como famílias tipográficas.
      Um bom site para consulta é o http://www.fonts.com
      Sugiro que pesquise as postagens sobre fontes no blog.

  2. avatar Pedro Mergener disse:

    Ok, obrigado pela ajuda, um abraço!

  3. avatar João Siqueira disse:

    Olá Professor.
    Estou fazendo um estudo sobre a leiturabilidade de textos rotacionados em 90 graus. Você sabe me dizer onde posso achar artigos que falem sobre isso?
    Abraços!

    • avatar Ricardo Artur disse:

      Olá João,
      não conheço muito material específico sobre leiturabilidade que dê conta disso especificamente.
      Não é minha especialidade, dependendo do caso também pesam as tradições. Um exemplo é a lombada de livro. Na França tendem ser lidas de baixo para cima, nos EUA tendem a ser lidas de cima para baixo. Isso tem a ver com a maneira como os livros são dispostos (na prateleiras ou apoiados sobre a mesa).
      Abraços,
      Ricardo

Panorama Theme by Themocracy