Gabarito do exercício 01 para auto-correção

comentários Comentários desativados em Gabarito do exercício 01 para auto-correção
Por , 24 de setembro de 2013 11:20

Segue abaixo o link com o PDF do primeiro exercício para auto-correção.

Clique para abrir a correção do exercício

Sketchbook of logos: o processo de criação de marcas

comentários Comentários desativados em Sketchbook of logos: o processo de criação de marcas
Por , 18 de fevereiro de 2013 08:59

Recentemente vi em alguns blogs como  o Design Taxi e o Abduzeedo o trabalho do type designer brasileiro Jackson Alves (portifolio no Behance) lá de Curitiba. Intitulado de Sketchbook of logos, trata dos registros do designer durante seu processo criativo ao elaborar marcas em caligrafia e lettering.

É interessante observar como as alternativas se desdobraram até chegar à sua forma final, evidenciando as opções do designer ao longo do processo.

Abaixo apenas parte do trabalho, para conhecer mais o trabalho do designer siga os links.

Jackson Alves - estudo

Continue lendo 'Sketchbook of logos: o processo de criação de marcas'»

Typeface design timelapse

comentários Comentários desativados em Typeface design timelapse
Por , 28 de janeiro de 2013 13:29

Os vídeos abaixo são bastante interessantes àqueles que desejam conhecer o processo de desnsevolvimento de uma fonte. Eles mostram em tempo acelerado (timelapse) as escolhas e técnicas empregadas durante a criação de uma tipografia.

Vale assistir.

 

 

Reflexão: tipografia com laser

comentários Comentários desativados em Reflexão: tipografia com laser
Por , 29 de novembro de 2012 17:12

É com muito prazer que venho apresentar o trabalho dos (ex)alunos Vitor Moura, André Rache e Fellipe Ladeira cursando o quarto período de Design na PUC-Rio.

O trabalho Reflection parte do conceito de reflexo para conceber uma família tipográfica desenhada a partir de lasers. Isso mesmo, lasers!

O vídeo do processo é muito interessante e mostra o desenvolvimento da ideia até a execução, com uma edição mais interessante.

O resultado é uma composição geométrica que utiliza pequenos espelhos que refletem os raios para formar os caracteres, compostos por linhas retas e com pontos de concentração específicos devido à técnica utilizada que concentra os raios nos refletores.

Reflexão - por Vitor Moura, André Rache e Fellipe Ladeira (clique para ampliar)

Tipos com laser - por Vitor Moura, André Rache e Fellipe Ladeira (clique para ampliar)

Utilizando estilos no Word

comentários Comentários desativados em Utilizando estilos no Word
Por , 8 de novembro de 2012 09:04

Para aqueles que estão utilizando o Word, vale a pena explorar as ferramentas de estilos, pois agilizam o trabalho e facilitam a modificação do documento.

Seguem abaixo alguns links direto para o site da Microsoft explicando algumas destas ferramentas:

 

Dislexie: outra tipografia para a dislexia

comentários Comentários desativados em Dislexie: outra tipografia para a dislexia
Por , 21 de outubro de 2012 13:09

Um post anterior e com bastante repercussão, comentei sobre a Read Regular, uma fonte desenhada para a dislexia. Parece que o tema tem mobilizado outros type designers, como o caso do designer holandês Christian Boer criador da fonte Dyslexie.

O projeto surgiu de uma motivação pessoal, afinal o autor também é disléxico. Começando ainda como estudante em 2008, Boer recrutou outras 8 pessoas disléxicas para ajudarem a aprimorar o desenho da fonte. O princípio da fonte é o mesmo da Read Regular em que se identifica a dificuldade dos disléxicos em lidar com as similaridades entre os caracteres, ainda que sejam espelhados ou rotacionados. Nesse sentido, a Dislexie trabalha com estratégias de maior diferenciação entre as letras.

Veja a fonte em uso na amostra abaixo:

Amostra de texto com a fonte Dyslexie

O resultado é uma fonte que escapa aos padrões tipográficos, com pesos variados ao longo das letras e mudanças no desenho dos caracteres. O pequeno estranhamento ao ritmo do texto é justamente o que favorece o reconhecimento e identificação dos caracteres por pessoas com dislexia.

Quem quiser se aprofundar na pesquisa, pode ler os resultados da pesquisa realizada em 2012 sobre a fonte, disponível no site.

Abaixo um pequeno vídeo explicando as estratégias da fonte.

Leia também o artigo da Co. Design sobre a fonte.

Outro aspecto que também vale a pena conferir são as recomendações de diagramação para disléxicos, que pretendo traduzir em breve e disponibilizar aqui no blog.

Hora do recreio: Deep Font Challenge

comentários Comentários desativados em Hora do recreio: Deep Font Challenge
Por , 18 de outubro de 2012 16:05

Será que você é bom em identificar fontes? O site Deep Font Challenge testa a sua capacidade em identificar fontes ao solicitar que você atire no alvo correto dentro de um limite de tempo.

É preciso ser rápido e certeiro! Mas atenção, a partir de determinado momento você deverá atirar em todos os casos que não é a fonte da vez.

Dica do colega, designer e professor Chico Valle.

Hora do recreio: Ellen Lupton na Esdi

Por , 24 de setembro de 2012 10:43

Sábado passado tive o prazer de assistir a palestra da designer e educadora Ellen Lupton na Escola Superior de Desenho Industrial. Na palestra, ela falou sobre algumas coisas que lemos em seus livros (tem vários recomendados na seção referências) e apontou várias questões interessantes sobre design gráfico e tipografia.

Todavia venho comentar aqui o poster do evento, de autoria da aluna da Mayara Zavoli (UFRJ), que de uma maneira muito simples conseguiu criar algo muito interessante: a junção de tipografia e fotografia. A partir de letras recortadas em volume (em MDF), o cartaz a partir da foto dos tipos (Gotham Extra Bold) montados de maneira a formar o nome da palestrante. O cartaz foi selecionado a partir de um concurso dentro de uma disciplina da universidade para o evento interinstitucional (ESDI/UERJ, EBA/UFRJ e ECCD/Instituto Infnet).

Mesmo com uma forma tipográfica simples, sem serifa, o cartaz cria ritmo e interesse por conta da perspectiva, foco, e combinação de cores. Muito bacana e inspirador.

Video: Inge Druckrey – Teaching to see

comentários Comentários desativados em Video: Inge Druckrey – Teaching to see
Por , 13 de agosto de 2012 10:38

Excelente vídeo sobre a educação visual contemplando aspectos da sensibilização do olhar não apenas para o conteúdo da imagem, mas suas propriedades, texturas, formas e composição.

Inge Druckrey: Teaching to See from Edward Tufte on Vimeo.

Dica da designer/jornalista Ana Cecília Abreu.

Read Regular: uma fonte para dislexia

Por , 19 de julho de 2012 15:26

Quando lemos um texto, um dos quesitos importantes à respeito da tipografia é a capacidade de identificarmos com facilidade cada letra. Essa capacidade é chamada de legibilidade.

Parte das maneiras de se garantir a legibilidade é observar a relação entre forma e contra-forma, ou seja, entre figura e fundo numa fonte. Se a relação figura e fundo for equilibrada, a tendência é que o reconhecimento dos caracteres seja mais rápido. Já se a relação estiver em desequilíbrio, pode ocorrer o comprometimento da legibilidade.

Pensando nesses e outros aspectos, a designer Natascha Frensch estudou e experimentou  com leitores disléxicos para testar a efetividade de sua fonte: Read Regular.

Uma das dificuldades dos leitores disléxicos está em identificar caracteres que são parecidos entre si. Caracteres como d e b são, muitas vezes, espelhados. Frensch verificou que a diferenciação entre o desenho destes caracteres facilitavam o reconhecimento das letras diferentes, evitando a confusão.

O resultado foi uma fonte com contra-formas diferenciadas, ascendentes (bdfhkl) e descendentes (gjpqy) generosas e ocos e ganchos abertos que facilitam o reconhecimento e evitam diferentes obstáculos para leitores disléxicos.

Panorama Theme by Themocracy