Recursos

Por , 9 de dezembro de 2011 13:15

Abaixo a listagem de recursos didáticos disponíveis em diferentes links deste blog, ordenados por assunto:

Apresentação de slides

Diagramação

Encadernação

Tipografia

Jogos

Além do material acima, também há outros jogos, vídeos e infográficos que podem ser consultados.

6 comentários para “Recursos”

  1. avatar Rafael disse:

    Boa professor! Faz tempo que eu nao entro, mas que continua extremamente util continua! Valeu pelos arquivos, abraço!

  2. avatar Leonardo disse:

    Olá!
    Queria saber se você poderia me dar algumas dicas sobre o que costuma cair na prova de diagramador dos sindicatos dos jornalistas. É que vou realizar esta prova, e queria pegar umas dicas pra me preparar mais um pouco.

    Agradecido pelos posts!! Abraço!

  3. avatar Simone Alves disse:

    Boa Noite, Ricardo;

    Estou finalizando o meu artigo sobre dislexia, com o seu site precebi a importância e o auxilio da letra Ead Regular.
    Me apaixonei pelo tema do meua artigo,estou interessada em escrever um livro para ajudar os pais que tem filhos disléxicos.
    Como é a formatação ideal?
    Desde já, parabéns pelo site e aguardo a resposta.
    Simone

    • avatar Ricardo Artur disse:

      Olá Simone.
      Em termos de Design Gráfico, não existe uma formatação ideal. Grosso modo, cada projeto tem um propósito e mesmo a falta de legibilidade pode ser usada de maneira criativa e intencional, dependendo do objetivo do projeto. Todavia, existem parâmetros e recomendações que auxiliam a leitura. As normas da ABNT, por exemplo estabelecem alguns parâmetros básicos para a diagramação de artigos que criam uma espécie código visual em que podemos reconhecer mais facilmente paráfrases, citações, títulos e referências.

      Quando falamos de livros, sempre recomendo que o projeto gráfico (o conjunto de especificações formais) do livro e a diagramação (o ato de colocar o conteúdo textual e imagético dentro dos parâmetros especificados no projeto gráfico) sejam feitos por profissionais. Isso porque o design gráfico editorial envolve um grande conjunto de detalhes, tais como as dimensões do livro, o tipo de papel utilizado (liso/àspero, brilhante/fosco, opaco/transparente, fino/grosso etc.), a escolha dos estilos para título, texto imagens, citações entre outros que envolvem tamanho, forma, cores, posicionamento, tipografia entre outros.

      Enfim, a escolha tipográfica é um fator importante, mas não o único. Portanto, não saberia dizer uma formatação ideal. Sugiro que o projeto gráfico seja feito junto a um designer especializado, pois de acordo com a sua proposta e objetivos o profissional saberá combinar os parâmetros para tentar alcançar o objetivo desejado. Afinal, um projeto deve se adequar a outras variáveis tais como o público, faixa etária, gênero, etc. Se quiser saber mais a esse respeito sugiro que leia o meu artigo Projeto Gráfico do Livro Didático para Comunidades Específicas .

      Ao longo do blog tenho tentado explorar alguns desses parâmetros que podem auxiliar em projetos para alunos de design iniciantes (e outras pessoas curiosas sobre o assunto). Se você se interessou, pode buscar outros posts aqui como a relação legibilidade/leiturabilidade e sobre pregnância cromática e contraste de cores.

      Agradeço os comentários e qualquer dúvida pode entrar em contato comigo via blog ou solicitando aqui o meu e-mail.
      Atenciosamente,
      Ricardo Artur P. Carvalho

      • avatar Simone Alves disse:

        Olá, Ricardo:

        Muito obrigada pelo retorno, estarei amadurecendo melhor a minha idéia para publicar o livro.

        Qualquer coisa estarei entrando em contato novamente.

        Grata, pela sua eficiência e atenção.
        Fique em PAZ.
        Simone.

Panorama Theme by Themocracy