Estudo Dirigido: Pós-Modernidade

Estudo Dirigido

HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Capítulo 3: Pós-Modernidade (p.45-67)
Texto das páginas 45-55.

1.       Você acredita que Harvey se alinha com a noção de uma radical troca de paradigma associado ao termo pós-moderno?

2.       Como Harvey percebe as posições estilísticas de Hassan entre modernismo e pós-modernismo?

3.       Como os pensadores contemporâneos acolhem a fragmentação e a efemeridade? Qual a diferença estabelecida neste sentido em relação ao pensamento de Baudelaire sobre a modernidade?

4.       Qual a via que Foucault enxerga como forma de se opor à racionalidade técnica-represssiva?

5.       Como Lyotard circunscreve o sujeito social em meio aos jogos de linguagem? Qual a consequência de tal quadro?

6.       Qual o ponto comum entre Foucault e Lyotard?

7.       Qual o outro termo associado a “determinismos locais”? O que estes termos significam?

8.       Como os pensadores pós-modernos acolhem as novas possibilidades de informação e produção? Como as condições técnicas e sociais influenciam o pensamento de Lyotard quanto a uma mudança ocorrida no modernismo?

9.       Como a vida cultural é percebida pelos desconstrucionistas? Qual o “impulso desconstrucionista”? O que Derrida considera como modalidade primária de discurso pós-moderno e como se dá a interpretação desta modalidade?

10.   Como os “pós-modernos” reagem a uma representação totalitária do mundo?

2 ideias sobre “Estudo Dirigido: Pós-Modernidade

    • Olá Diogo, percebi hoje que o texto não estava na nossa pasta (APG pasta 57). Já o coloquei hoje, mas por esse motivo vou considerar a leitura para segunda-feira.
      abs

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