Questões para estudo dirigido: Bauhaus

Olá galera, meio em cima da hora, mas seguem algumas questões para orientar o estudo sobre a Bauhaus. [Não é para entrega, apenas para guiar o estudo]

Livro:  CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgar Blücher, 2a ed. Rev. Amp. 2004.

Capítulo 5 – Design e teoria na primeira era modernista, 1900-1945 (p. 120-157) (Especificamente: O vanguardismo europeu e a Bauhaus – p.126-135).

  1. A Bauhaus é bastante influenciada pelo movimento Arts and Crafts e pela ideia da obra de arte total (Gesamtkunstwerk). De que maneira esses ideais  influenciaram nas contribuições pedagógicas da escola e na visão sobre o design?
  2. A escola tinha como objetivo último a construção (Bau), mas para alcançá-lo era preciso passar pelo ensino em diferentes oficinas. Como era possível unificar uma gama variada de assuntos tratados pela escola e os respectivos fundamentos teóricos?
  3. De acordo com o autor, qual seria o maior significado da Bauhaus para aqueles que participaram da escola?
  4. Uma das contradições da Bauhaus diz respeito à relação entre design e artesanato. De que maneira se pode falar em contradição?
  5. Contrariando a vontade de seus idealizadores a Bauhaus acabou deixando um outro legado, não ideológico, mas formal. Que legado foi esse?

Uma ideia sobre “Questões para estudo dirigido: Bauhaus

  1. Acredito que basicamente, a Bauhaus terminou contribuindo para uma cristalização da estética, o chamado “alto” modernismo que pregava o funcionalismo (eles acreditavam que a forma perfeita seria encontrada a partir da função do artefato, buscavam uma real relação entre forma/função).

    Os admiradores da Bauhaus, passaram a adotar por exemplo determinadas fontes tipográficas ou usar cores como vermelho, amarelo e azul sem se preocupar em entender as razões do porque usar essa fonte ou cor.

    Uma outra questão também foi o fato de mesmo sem ser efetivamente contra, terminaram “contrariando” sua raiz no movimento de Artes e Ofícios (arts and crafts) isso é, passaram a se opor aos artistas e artesãos devido a esta nova postura frente ao design, buscando então afastar o Design da criatividade individual (comum aos artistas) e a levar o design ao patamar de uma objetividade técnica e científica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *