Sejam bem-vindos

É com muita satisfação que recebo você neste site! Ele é dedicado a conceitos e ferramentas para criação e tratamento de imagens. No momento, encontra-se em fase de reformulação.

Anteriormente era voltado quase que exclusivamente para uma disciplina específica ministrada no Departamento de Artes & Design da PUC-Rio e privilegiava o uso de software proprietário, no caso Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. Agora, estou ampliando o site, voltado para um público maior de pessoas interessadas nessas questões. Estou também acrescentando informações sobre o uso de software livre, no caso o GIMP e o Inkscape.

Há vários motivos para a migração para o software livre. Primeiro, porque passamos a adotá-lo na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e o site servirá também como  referência para nossos alunos. Segundo, porque os softwares listados são multiplataforma e oferecem a possibilidade de utilização diferentes sistemas operacionais, como GNU Linux, Mac e Windows – o que amplia muito mais o alcance. Terceiro, porque especificamente esses softwares  além de possuírem o código sob licença aberta também são gratuitos, o que permite uma maior democratização das ferramentas sem que se viole qualquer tipo de licença .(Clique para baixar o GIMP e para baixar o Inkscape).

Por fim, mas não menos importante, adotei esses softwares por reconhecer o valor da filosofia do software livre, que envolve uma  enorme comunidade de colaboradores interessados em dividir conhecimento, desenvolver e aprimorar as ferramentas de uma maneira mais transparente e democrática.

Com isso, estou separando os conteúdos conceituais dos técnicos e, por motivos históricos, conservarei os tutoriais e ferramentas de software proprietário para quem se interessar. Entretanto, daqui para frente todo o material novo será apresentado em software livre.

Aula 01 – Fundamentos da imagem digital

Na primeira aula discutimos o que é imagem, como ela se forma, o fenômeno da cor e como se forma a imagem digital. O conteúdo pode ser visualizado no link abaixo:  Aula 01 – Apresentação e noções sobre imagens

Como exercícios, realizamos algumas experiências e criamos uma imagem (auto-retrato) no formato 32px X 32px Bitmap 1bit (preto e branco).

bitmaps

Tarefa

Criar uma pixel art no formato 32px X 32px colorida.

Objetivos
  • Familiarizar-se com a matriz de pixels da imagem digital (bitmap)
  • Compreender na prática as limitações para se desenhar certas formas a partir de pontos quadrados.
  • Compreender na prática o processo de suavização dos serrilhados (anti-aliasing).
  • Entender os fundamentos do tratamento de imagem no nível do pixel.
Sugestão

Criar imagem bitmap, 32px x 32px colorida (8bits) que mostre um objeto (edifício ou personagem) em perspectiva isométrica (30º – 60º ver link ).

Objeto

Dica: ao trabalhar a pixel art, evite usar o pincel suave. O anti-aliasing deve ser feito manualmente e não automaticamente.

Antialiasing

Referências

Photshop: Barra de ferramentas

Abaixo listamos alguns dos fundamentos vistos no Photoshop:

  • Abrir arquivos
  • Criar arquivos (controle de tamanho da imagem)
  • Ferramentas
    • Mover: desloca a imagem na camada ou seleção
    • Seleção (retangular e oval):  seleciona parte dos pixels da imagem
    • Varinha mágica: seleciona uma área de cor semelhante
    • Pincel/ Lápis: pinta parte da imagem a partir do gesto do mouse
    • Borracha: apaga parte da imagem (revelando a cor de fundo ou transparência de acordo com a camada)
    • Crop (cortar imagem): redimensiona (revelando a cor de fundo) a área útil da imagem
    • Balde (preenchimento): preenche com uma cor uniforme uma determinada área (de cor uniforme ou selecionada).
    • Degradê (preenchimento): preenche com múltiplas cores uma área (por padrão, diferente do balde, se sobrepõe a imagem).

FerramentasPS

Aula 02 – Selecionando e manipulando pixels

Na segunda aula trabalhamos com noções de imagem bitmap, com ênfase nas ferramentas de seleção.

  • Importação de imagens (Place…/ Ctrl+C e Ctrl+V)
  • Camadas
  • Outras ferramentas de seleção
    • Seleção retangular
    • Seleção elíptica
    • Laço
    • Laço poligonal
    • Laço magnético
  • Máscaras
  • Seleção com a Pen Tool
  • Pen Tool e Paths (curva de beziers)
  • Preenchimento, contorno e seleção de path
Como exercícios experimentamos duas coisas

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Ferramentas de Seleção

Tanto o Photoshop como o GIMP possuem ferramentas similares para seleção. Há diversos métodos para selecionar uma área da imagem, definindo um conjunto de pixels para específicos que servem para múltiplos propósitos. Entre eles:

  • Isolar uma área específica da imagem para edição;
  • Recortar uma área específica da imagem;
  • Duplicar uma área específica da imagem;
  • Aplicar um filtro ou efeito sobre uma região específica;
  • Criar uma máscara na camada.

Abaixo vemos uma listagem com exemplos de cada ferramenta.

Para localizar as ferramentas, basta verificar a postagem.

Observação: Vale frisar que uma diferença entre GIMP e Photoshop é que no caso do primeiro, algumas ferramentas não geram a seleção imediatamente. No caso da seleção retangular, por exemplo, é possível editar e ajustar o tamanho após o arrasto do mouse. Para aplicar a seleção, basta teclar Enter.

Seleção retangular

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GIMP: preenchimento, contorno e seleção com bezier

A seguir apresentamos o uso da ferramenta caneta (bézier) no GIMP que permite traçar um trajeto vetorial e criar uma seleção a partir do desenho. A postagem é uma atualização do procedimento feito com Photoshop. Para ver a postagem original e ver o procedimento no Photoshop clique aqui. Quem quiser treinar mais a ferramenta, pode  também conferir a postagem sobre o jogo do Bézier.

Como exemplo, trabalharemos sobre essa imagem de uma chaleira desenhada pelo designer Christopher Dresser (1834-1904).

Dresser
Chaleira desenhada pelo designer Christopher Dresser

Para trabalhar o preenchimento, contorno e seleção com bézier é preciso primeiramente fazer o traçado da forma com a Caneta (Bézier). A ferramenta funciona com o princípio da curva de bézier, na qual cada ponto pode adquirir dois controladores para ajustes das curvas.

Bezier2
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Photoshop: preenchimento, contorno e seleção de bezier

Dresser

Para trabalhar o preenchimento, contorno e seleção de path é preciso primeiramente fazer o traçado da forma com a Pen Tool (caneta). A ferramenta funciona com o princípio da curva de bezier, na qual cada ponto pode adquirir dois controladores para ajustes das curvas.

Bezier2

Atenção: certifique-se que ao selecionar a ferramenta de caneta a opção “Path” esteja ativa para que o desenho seja aplicado diretamente nas abas “Path”. Se estiver em “Shape” vai acabar criando uma nova camada com a forma aplicada.
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GIMP: recorte a partir da própria imagem

A técnica a seguir usa as informações contidas nos canais RGB para usar como máscara de camada e, assim, limpar o fundo da imagem. Com isso é possível usar a própria foto como base para fazer o recorte, garantindo maior precisão nos detalhes como cabelos, barba e outras pequenas formas.

A técnica consta em 5 etapas:

  1. Preparar o arquivo e as camadas
  2. Duplicar o canal RGB e incluir entre as camadas
  3. Ajustar os níveis da imagem
  4. Tratar a imagem para produzir uma silhueta
  5. Aplicar a imagem como máscara de camada

A seguir cada uma das etapas detalhadas. Continue reading