Matiz, Saturação e Brilho

Abaixo alguns exemplos de como é possível alterar a matiz, saturação e brilho de uma imagem. Os exemplos de alteração partem da imagem abaixo.

bsb

Para acessar o menu de ajustes, basta acessar Image > Adjustments > Hue/Saturation… ou teclar Ctrl+U (Cmd+U no mac).

_Normal

Matiz (Hue)

A alteração nesse controlador modifica o valor na escala de matiz das cores, mudando drasticamente as cores percebidas na imagem. Vale notar que a luminosidade geral da imagem tende a ser preservada. Assim, as cores muito claras (brancos) e escuras (pretos) tendem a se manter quase inalteradas.

No caso abaixo, vemos que a escala de matiz foi levada até uma região entre o roxo e o magenta. No exemplo notamos que o azul do céu acompanhou a escala e ficou próximo da cor apontada na escala. Porém, percebemos que o chão, que era laranja ficou esverdeado.

Hue1

Isso ocorre porque  se observar a escala, a cor ciano está no centro (corresponde ao meio do círculo cromático, ou seja 180º ).  Como o céu apresenta uma tonalidade próxima a mudança na escala é quase idêntica. Porém, o que acontece com o chão alaranjado não é a mesma coisa, soma-se aí o valor do deslocamento (+101º) chegando-se, portanto, ao valor esverdeado.

Hue

 

 

Já no exemplo abaixo, todas as cores foram subtraídas em 136º, dessa maneira o azul do céu ficou esverdeado e o chão arroxeado.Hue2

Mas como é possível ficar roxo? Conforme afirmamos, matiz opera como um círculo cromático. Num círculo temos 0º no mesmo ponto que 360º, portanto  valor negativo na verdade passa a ser subtraído do valor máximo.

matizes

Portanto, o resultado corresponde às mudanças abaixo.

Hue2

 

Saturação (Saturation)

A alteração nesse controlador modifica o valor na escala de saturação. O resultado das alterações pode deixar as cores mais “intensas” ou mais  “lavadas”. O cancelamento total da saturação faz com que cheguemos na escala de cinzas.  Vale ressaltar que dessa vez os valores de matiz e brilho permanecem os mesmos, apenas a saturação é alterada.

Abaixo um exemplo de saturação “carregada”, todas as cores ficam bem mais intensas.

Sat-High

Já nesse outro exemplo a saturação está “lavada”, todas as cores ficam bem menos intensas, próximas a uma escala de cinzas.

Sat-Low

Brilho (Brightness)

A alteração nesse controlador modifica o valor na escala de brilho. O resultado das alterações pode deixar as cores mais claras ou mais  escuras.  O valor máximo de brilho leva ao branco e o mínimo leva ao preto. Fora os extremos, os valores de matiz e saturação permanecem os mesmos, apenas o brilho é alterado.

Abaixo um exemplo de brilho alto, cores claras se aproximando do branco.

Bright-Hi

No outro exemplo abaixo, um brilho baixo com cores escuras que se aproximam do preto.Bright-Low

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *