Color Modes

Os modos de cor do Photoshop definem o padrão de cores no qual o documento é trabalhado. Há várias opções desde escalas de cinza (Grayscale) até múltiplos canais de cores.

É importante identificar qual o sistema utilizado e qual a finalidade da imagem. Imagens para tela normalmente seguem o padrão RGB, enquanto imagens para a impressão seguem o padrão CMYK. (veja a primeira aula para mais detalhes).

Fundamental é notar que ao se converter uma imagem de um modo de cor para outro (Image > Color Mode >…) algumas cores podem se alterar bastante, como no caso das imagens abaixo.

Primeiramente temos a imagem no padrão RGB. Note como o verde RGB (R=0 G=255 e B=0) é bastante vibrante.

Rgb

Ao convertermos a mesma imagem para o padrão CMYK, algumas cores se alteram bastante, o verde citado muda bastante suas propriedades (bem como o ciano e o magenta).

CMYK

 

Todavia, ao converter-se uma imagem para CMYK a intenção é garantir que a imagem esteja adequada para a saída impressa. Ou seja, o arquivo está adaptado para que cada canal de cor da imagem corresponda às cores do processo de impressão. Do contrário a conversão dependeria de algum driver ou recurso externo e sob o risco de apresentar falhas.

A tabela baixo mostra na primeira coluna as cores primárias e secundárias em  RGB convertidas para CMYK.

Na segunda coluna vemos as cores primárias e secundárias CMYK  convertidas para RGB.Colors

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.