Controle de níveis

Um dos principais ajustes da imagem é o controle de níveis. Praticamente qualquer fotografia ou desenho que um profissional de tratamento lide provavelmente receberá um ajuste desse controle.

Fotografias bem iluminadas e coloridas podem ser mais difícil de perceber a necessidade de aplicação desses ajustes, mas no caso de fotos em tons de cinza ou, em especial, fotos coloridas convertidas para grayscale  ou desenhos à grafite escaneados necessitarão ter seus níveis ajustados.

O ajuste de níveis (ou “Levels” em inglês) controla o equilíbrio da luminosidade da imagem por meio dos níveis de intensidade para o preto, cinza-médio e branco. Ao ajustar esses níveis a imagem poderá ter alguns tons realçados, pronunciando ou suavizando determinadas faixas tonais.

Abaixo vemos a fotografia original

Fotografia original
Fotografia original

Observamos que a fotografia está pouco contrastada. Todavia a imagem em cores evidencia pouco esse efeito. Ao convertermos para uma escala de tons de cinza, veremos o seguinte:

Levels-2
Imagem em tons de cinza

É possível notar que a imagem carece de contraste. Praticamente não vemos branco puro e predominam as tonalidades médias de cinza.

Se abrirmos o controle de níveis (Image > Adjustments > Levels…) nos o seguinte gráfico.

Controle de níveis sem ajustes
Controle de níveis sem ajustes

Pelo gráfico é possível notar a ausência de brancos pela falta de picos à direita.

Ou seja, o controle “Levels” ajusta as tonalidades a partir de controladores dos pretos (à esquerda), dos cinzas-médios (ao centro) e dos brancos (à direita).

Painel de níveis explicado
Painel de níveis explicado

Na imagem abaixo, utilizamos um breve ajuste nos níveis, trazendo o controle dos brancos para perto do gráfico. O resultado do ajuste aparece no painel abaixo:

Ajustes nos níveis
Níveis do branco ajustados

O resultado do ajuste abaixo:

Levels-3
Imagem com ajustes nos níveis de branco

Se quisermos aumentar o contraste da imagem, reduzindo os intervalos tonais da imagem e aproximando-a de um alto-contraste, basta exagerar um pouco mais nos ajustes.

Ajuste de níveis em alto-contraste
Ajuste de níveis em alto-contraste

Pelo gráfico dá para ver o quanto diversas áreas foram desprezadas, uma vez que o limite do branco foi estabelecido muito antes na imagem. O resultado é o  desaparecimento de uma série de nuances cinzas da imagem e a redução da área tonal.

A foto abaixo mostra o resultado do ajuste com alto-contraste.

 

Levels-4
Foto com ajuste em alto-contraste

É possível notar como o fundo e detalhes da camisa desapareceram no fundo da imagem. Em parte, isso é o resultado da redução da área tonal desprezada, conforme visto no gráfico.

Evidentemente, o ajuste que fizemos aqui foi concentrado nos níveis de branco. Todavia, os ajustes também podem focar no deslocamento do cinza-médio ou no realce do preto, dependendo da necessidade e da intenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *