Entregas para a G2

Destacado

Entregas para a G2

Data da avaliação: 03 de julho

A avaliação contemplará os seguintes elementos:

  1. Portfólio online (com o endereço url contendo arquivos finais)
  2. Pasta de processo

Existem duas possibilidades de entrega:

  1. Para aqueles que vão trabalhar a simulação das peças com foto montagem
  2. Para aqueles que vão explorar a impressão/estamparia dos padrões

Opção 1 – Simulação

No portfólio* deverá constar:

  • 3 padronagens desenhadas a partir do objeto natural
  • 3 padronagens desenhadas a partir de objeto artificial
  • 3 variações de padronagens vetorizadas a partir de desenhos feitos na g1.
  • Aplicações de todas as padronagens (9) simuladas em fotografia.

No pasta de processo (impressa ou em PDF) deverá constar  todo o processo de desenvolvimento documentado, incluindo todas as opções desenvolvidas até a forma final e aplicações.

    • Atenção: tanto as padronagens de natureza, como a artificial devem estar documentadas.

Itens da pasta:

  • Variações de desenho
  • Variações de estilo (pontilhado, tracejado, alto-contraste, etc.)
  • Variações de composição (2, 3, 4 e 6)
  • Variações de cor
  • Variações de sistema (bloco, tijolo, half-drop, diamante, etc.)
  • Aplicações

Sobre a simulação (aplicação das estampas em fotografia)

  • A fotografia deve ser produzida pelos alunos e não pode ser de banco de imagens
  • Imagem final deve ser em A4 com resolução de 300dpi
  • Atenção: quem optar pela simulação deverá realizar uma aplicação superfície para cada estampa (3 naturais e 3 artificiais).

Opção 2.    Impressão/Estamparia

No portfólio* deverá constar:

  • O desenho do módulo que foi produzido na impressão
  • O padrão em repetição do módulo
  • Fotos do objeto produzido mediante o processo de impressão. .

Sobre a impressão/estamparia

  • Aplicação das estampas em determinada superfície (papel, tecido, tridimensional, etc.) utilizando alguma das técnicas a seguir:Além da aplicação na estamparia, que deverá ser trazida para o dia da avaliação o resultado também deverá ser documentado em imagem (A4 300dpi).
    • Bloco de madeira (semelhante à batatografia)
    • Stencil (forma recortada)
    • Serigrafia (Silk screen)
    • Corte eletrônico (adesivo)
  • Atenção: quem optar pela estamparia pode desenvolver apenas um motivo, mas deve trazer ao menos três variações de estampa (cor, posição, etc.)

Na pasta de processo (impressa ou em PDF) deverá constar todo o processo de desenvolvimento documentado, incluindo todas as opções desenvolvidas até a forma final e aplicações

Atenção: nesta opção basta apenas a documentação das padronagens de natureza.

Itens da pasta:

  • Variações de desenho
  • Variações de estilo (pontilhado, tracejado, alto-contraste, etc.)
  • Variações de composição (2, 3, 4 e 6)
  • Variações de cor
  • Variações de sistema (bloco, tijolo, half-drop, diamante, etc.)
  • Testes de impressão
  • Registro do processo (fotografias, making of…)
  • Trazer o produto finalizado

* Portifolio: sugestões de ferramentas de portifolio virtual:

 

Contiguidade do módulo

Esse é um exercício que tenho trabalhado há algum tempo em sala de aula e aborda a questão da contiguidade dos módulos.

Contiguidade diz respeito ao estado de vizinhança, proximidade. Em padronagem, trata-se da propriedade relativa às interações criadas entre um módulo e outro devido a justaposição. O domínio dessa propriedade auxilia na criação de módulos com rapport.

Como exemplo dessas relações, costumo apresentar a análise do padrão pied-de-poule.

Padrão pied-de-poule

Exemplo do módulo (com rapport) e o padrão pied-de-poule.

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Padronagens na biblioteca do British Pathé

Essa postagem apresenta uma coleção de vídeos que mostram diferentes processos de concepção e produção de padronagens e estampas registrados pela empresa de jornalismo cinematográfico British Pathé.

A dica preciosa foi dos pesquisadores em História do Design e professores, Almir Mirabeau e Edna Cunha Lima.

Fabric Painting and Printing (1955)

Mostra um grupo de mulheres que produz suas próprias estampas à mão ou imprimem com a técnica de gravura em linóleo.

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TED Ed – A geometria complexa do design islâmico

Nesse vídeo desse TED educacional (TEDEd), Eric Broug apresenta a complexidade geométrica dos padrões islâmicos e nos ensina como projetar as nossas próprias padronagens.

Mais informações podem ser encontradas na página do TEDEd.

O vídeo está em inglês, mas apresenta legendas em português.

Lula Rocha: O que é Rapport?

Reproduzo abaixo o excelente texto do meu colega, professor Lula Rocha, sobre Rapport.

Lula dá aulas de diversas disciplinas e já foi mencionado neste blog ao falarmos de seus tutoriais no site Metapix (ver aqui e aqui).

A pedido da professora Evelise Anicet Ruthschilling, retifico as informações que constam aqui. A base das informações descritas aqui encontram-se no livro de autoria dela: Design de Superfície, Editora da UFRGS, primeira edição 2008, segunda edição de 2013. Portanto, considere-se a obra como referência para a postagem:

RUTHSCHILLING, Evelise A.. Design de Superfície: ; Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008

O que é Rapport?

Na área do Design de Superfície e Estamparia, o termo Rapport é traduzido, tanto em inglês como em português, como Repeat ou Repetição.

No entanto, Rapport não é simplesmente repetição e uma boa parte das explicações tradicionais não esclarece bem o conceito e acaba gerando confusão.

Então, neste artigo eu vou apresentar a minha definição de Rapport e mostrar alguns exemplos que, eu espero, ajudem você a visualizar, entender e poder aplicar nas suas criações:

Rapport é um tipo especial de repetição,
de um módulo com encaixes perfeitos,
projetado para alcançar um resultado específico.

0-rapport11O segredo do Rapport está no encaixe entre os módulos

O módulo é a menor parte do padrão que contém todos os seus componentes visuais; motivos, linhas, cores, texturas, espaços, etc. E o padrão é o resultado da repetição ordenada deste módulo.

Mas no padrão com Rapport, o módulo tem mais um componente decisivo que fica sempre meio escondido: o encaixe.

Este módulo especial, que eu particularmente gosto de chamar de “Módulo com Rapport”, tem que ser projetado de maneira que o complemento de um lado seja repetido no lado oposto, para que, quando posicionados lado a lado, os módulos se encaixem formando motivos inteiros.

0-rapport1-lados

No exemplo acima os lados se completam formando motivos inteiros, mas voltando a definição, existem outras situações ou variações onde estes “resultados específicos” também só são alcançados se o módulo for projetado com “encaixes perfeitos”. Vamos ver mais exemplos:

Continuidade

No padrão continuo os módulos se entrelaçam, as emendas desaparecem, o desenho original fica escondido e não se pode identificar um começo ou fim. Este tipo de padrão também é conhecido como “Padrão sem emendas”, em inglês Seamless Tile.

2-continuidade-31

Allover

No padrão Allover os motivos são espalhados, rotacionados e refletidos de maneira que não podemos dizer se o padrão está de cabeça para cima ou para baixo.

1-allover2

Fechamento (Figura e Fundo)

Popularizado pelo famoso artista holandês M.C. Escher, o padrão com fechamento, também conhecido como clausura ou efeito de Figura e Fundo (nas leis da Gestalt), acontece quando os módulos se encaixam de tal maneira que o desenho inicial dá origem a novos desenhos.

3-figura-fundo-parte1
3-figura-fundo-parte2

Repare no exemplo acima que foi utilizado um Sistema de Repetição não alinhado com deslocamento horizontal e também que o desenho inicial foi posicionado em sentidos opostos dentro da célula. Mais detalhes a seguir:

Sistema de Repetição não alinhado

O Sistema de Repetição define a regra que deve ser seguida para a criação do padrão. Ele consiste basicamente num Grid formado por células dentro das quais os módulos são posicionados.

No Sistema de Repetição não alinhado as células são deslocadas na horizontal ou na vertical e por isso o módulo tem que ser projetado de tal maneira que, quando repetido lado a lado, resulte na noção de deslocamento desejada.

5-tijolo-diagrama

Exemplo de Sistema de Repetição com deslocamento horizontal, também conhecido como “Tijolo”

5-tijolo-parte1
5-tijolo-parte2

Célula x Módulo

Como você deve ter reparado no exemplo acima, existe uma diferença entre a célula e o módulo.

Isto significa que o módulo pode ser posicionado dentro da célula de diferentes maneiras, por exemplo rotacionado ou refletido (como os peixes no padrão com fechamento).

Superposição

E também é importante notar que o módulo não precisa ter, necessariamente, o mesmo tamanho da célula.

No caso de um módulo menor do que a célula temos espaços entre os módulos e no caso de um módulo maior do que a célula temos uma superposição de módulos.

Vídeo Recurso de Padrão do IllustratorCélula x Módulo e Superposição

Veja como o recurso de padrão do Illustrator faz a mesma distinção entre célula e módulo permitindo superposição.
(Vídeo do Curso de Illustrator para Design de Superfície e Estamparia – Site Metapix)

Técnica para encontrar o Módulo com Rapport

Gostou de um padrão mas não está conseguindo visualizar o módulo?

Experimente: escolha um ponto de partida bem definido ( P ), siga para a direita e para baixo até encontrar o mesmo ponto, criando um quadrado ou retângulo imaginário.
Pronto! Ai está o Módulo com Rapport.

6-Encontrando-modulo

6-Encontrando-o-modulo-thumbEncontrando o módulo

Veja um exemplo de como encontrar e isolar o Módulo com Rapport no Illustrator. (Vídeo do Curso de Illustrator para Design de Superfície e Estamparia – Site Metapix)

Conclusão

Mesmo que contradizendo as explicações tradicionais, no fundo no fundo, eu até arriscaria dizer que Rapport NÃO é repetição …

Que tal procurar no dicionário?

Se você procurar no dicionário a definição ou a tradução da palavra Rapport (de origem francesa) você não vai encontrar nada falando de repetição e sim sinônimos como harmonia, ligação e conexão, sempre do ponto de vista de um relacionamento.

Definição de Rapport - Referência Infopedia Online

Faz todo sentido!

No padrão com Rapport este “relacionamento” acontece entre os lados do módulo, isto é, no encaixe entre os módulos.

Logo, na prática da criação de padrões, Rapport é encaixe.

Lula Rocha

Rio de Janeiro, abril 2014


Lula Rocha
Lula Rocha é designer com mais de 20 anos de experiência em projetos de Identidade Visual, Produção Gráfica, Tratamento de Imagem, Desenho Vetorial e Webdesign. Formado em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela PUC-Rio e Mestre em Design pela Central Saint Martins College of Art & Design. Professor dos cursos de Graduação em Design da PUC-Rio e Pós-graduação em Design de Estamparia do SENAI/CETIQT-RJ. Especialista Certificado Adobe e cofundador do site Metapix.

Posso usar este material?

Sim. Sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos, esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir deste material para fins não comerciais, desde que atribuam a Lula Rocha o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

Licença Creative Commons©2014 Lula Rocha. Licença Creative Commons.
Atribuição – Não comercial – Compartilha igual

Pehchaan – The discerning eye

O vídeo abaixo mostra o processo de impressão e confecção de estampas em tecidos usando a tradicional técnica artesanal indiana de impressão em blocos de madeira.
Desde o design dos padrões, até a finalização dos objetos revestidos em tecido, como almofadas e colchas.

Vale a pena conferir.

Dica da designer Janara Morenna (portifolio)