Coerência visual: o exemplo em um midia card

Olá pessoal,

a aluna Gabriela Pinheiro me mandou o Mídia Card dela por e-mail e quis saber os meus  comentários para que pudesse corrigir antes de imprimir e me apresentar.

Como o processo acabou um pouco exclusivo, pedi autorização dela para publicar o processo aqui. Isso porque achei que se tornou um bom exemplo para a gente discutir coerência visual, ou seja, a relação estabelecida entre os elementos imagéticos e tipográficos, assim como entre frente e verso de uma peça gráfica.

Primeiramente, a Gabriela me apresentou esse layout querendo saber o que eu achava e se as cores não estavam exageradas.

Gabriela Pinheiro - Primeiro layout

Eu respondi que achei interessante,  e que  gostei muito do tratamento da imagem, da seleção das cores e da qualidade do traçado. Mas, como eu temia que acontecesse, o tratamento dado à tipografia ficou inferior ao dado à imagem. Explicando mais disse que

Não achei que tivesse ficado ruim, mas que a imagem ficou tão privilegiada, bem tratada e bem colocada, que a tipografia se destacou negativamente em comparação à imagem que está muito boa.
Abaixo listei  alguns pequenos problemas que se corrigidos fortaleceriam a tipografia nesta peça gráfica. São todos pequenos detalhes, mas que somados fariam a diferença:

  • ela aplicou a textura do desenho na fonte da frente, mas o desenho do tipo já é pouco convencional, deformando um pouco as letras. Ao aplicar a textura, as letras se confundem um pouco e fica um pouco difícil de ler; fosse um desenho mais limpo e conhecido talvez isso não acontecesse (nesse caso fontes com pouca variação de espessura podem ajudar, ver as sem serifa);
  • a entreletra (tracking) usado no nome está muito apertado e é outro fator que atrapalha a leitura. Note como as letras estão coladas umas às outras. Especialmente no conjunto das letras “ela”.
  • O alinhamento centralizado do verso dialoga pouco com o alinhamento da frente que está abaixo à esquerda. Não é um erro em si, mas traria mais coerência entre frente e verso.
  • Particularmente achei que a imagem no fundo também dialoga pouco com a imagem da frente, pois o esmaecimento da imagem degradê cria uma linguagem diferente daquela vista no verso. Minha sugestão nesse caso é que o desenho terminasse de maneira irregular, seguindo os próprios contornos curvilíneos.
  • Lembre-se que o espaço negativo é mágico, na frente ele está bem trabalhado, já no verso, ficou parecendo que você quis ocupar todo o espaço, sem necessidade.

É claro que se ela levasse para outros professores eles comentariam coisas diferentes, concordando ou discordando do que eu disse. Como eu já falei várias vezes, não diz respeito ao certo e ao errado, mas em tentar observar os critérios das escolhas e tentar compreender sua coerência.

De uma forma geral eu gostei do midia card. Se ela fizesse as alterações recomendadas e gostasse do resultado , poderíamos até usá-la como exemplo no blog sobre os aspectos tipográficos.

Depois disso ela me retornou e disse que faria as alterações, mas que não tinha entendido dois tópicos. Por isso expliquei novamente:

  • O alinhamento centralizado do verso dialoga pouco com o alinhamento da frente que está abaixo à esquerda. Não é um erro em si, mas traria mais coerência entre frente e verso.

    Quis dizer que na frente do midia card não tem nada centralizado.  No verso está tudo centralizado. Achei que o verso perdeu esse efeito interessante da assimetria.

  •  

  • Particularmente acho que a imagem no fundo também dialoga pouco com a imagem da frente, pois o esmaecimento da imagem degradê cria uma linguagem diferente daquela vista no verso. Minha sugestão nesse caso é que o desenho terminasse de maneira irregular, seguindo os próprios contornos curvilíneos.

    Quis dizer que a imagem na frente é um desenho, com contornos curvos e preenchimento. No verso é quase a mesma imagem, mas aparece apagada em degradê, que achei que combina pouco com o que se vê na frente. Minha sugestão é que ao invés de degradê faça a imagem parar nos contornos que lhe são próprios (dá pra ver isso na região do cabelo próxima ao olho). Isso vai causar um contraste irregular entre figura e fundo que pode ser interessante.

Depois ela fez as correções e retornou com duas versões de frente e verso.

Gabriela Pinheiro - versão 2 (frente)
Gabriela Pinheiro - versão 2 (verso)

Ao fim, elegemos a primeira versão de frente e ficamos em dúvida quanto ao verso. Mas é interessante perceber as diferenças entre os layouts apresentados e como ela trabalhou a coerência visual.

Comparação entre as versões (frente)
Comparação entre as versões (verso)