Exercício 3 – Diagramação do sumário

Um sumário é o local onde estão listados as demais partes (capítulos, seções, listas, índices, anexos) de uma publicação.

Ao contrário de um índice, que é remissivo, ou seja, aparece no fim de uma publicação e tende a agrupar os temas por assunto (índice de autores, índice de palavras-chave, etc.) o sumário costuma listar apenas a estrutura da publicação. Por esse motivo é fundamental que em sua listagem apareçam as diferentes páginas em que as partes se encontram.

Exercício:

Utilizando apenas uma família tipográfica (escolham tipos legíveis apropriados para texto), experimentar três possibilidades diferentes de hierarquização da informação do sumário do relatório (ver conteúdo abaixo).  Algumas possibilidades são: variação de peso, corpo, largura, posicionamento, espaçamento.

ENTREGAR IMPRESSO!

O conteúdo do sumário será o seguinte:

Introdução; Contextualização; Objetivo do projeto; Experimentos; Partido adotado – conceito; Desenvolvimento; Construção;  Desenho do protótipo; Experimentações; Conclusão; Referencias bibliográficas;

OBS. para cada item, deve haver uma numeração de página respectiva (nesse caso será inventada).

Dúvidas deverão ser postadas e respondidas apenas no blog.

Objetivo do exercício: familiarizar-se com o conceito de hierarquização visual e as estratégias possíveis de diferenciação dos níveis do texto.

ATENÇÃO: EVITEM O USO DE IMAGENS NESSE EXERCÍCIO! 

6 comentários em “Exercício 3 – Diagramação do sumário”

  1. Eu não entendi direito como funcionaria a hierarquização, porque o conteúdo do sumário que você colocou no enunciado não apresenta subconteúdo para cada tópico.

    1. Olá, aluna!

      A hierarquia é para ser deduzida. Foi proposital a maneira como foram apresentados os itens.
      Procure deduzir quais são os subtópicos (se é que eles existem).
      Nesse caso é mais importante pensar na maneira de apresentar do que se o tópico ou subtópico está certo.
      Evidentemente, uma boa intuição sobre a maneira de hierarquizar os tópicos também será valorizada.

  2. Professor, o trabalho é para quando? (turma de quarta e sexta do IMA – Luiza Novaes e André Córtes)

Comentários encerrados.