Reproduzindo publicamente a mensagem do colega Rafael para que a dúvida e o esclarecimento sejam compartilhados:
Professor,
Me perdoe a afirmação, mas eu ainda não consegui entender o que o senhor quer que façamos.
Depois das explicações, ao meu ver confusas, em sala, você posta isso, mais detalhado, porém ainda não consegui entender direito o que quer. Os rascunhos serão feitos para que? isso dos rascunhos , 3 para cada estudo, vai refletir em que nas folha final? como são feitos esses estudos? quer que rabiscamos uma folha com traços, outra com cores, e outra com sei la mais o que? eu nao entendi como FAZER esses estudos. isso está me deixando frustrado, porque isso lhe pareçe tão simples e também para outros alunos, mas para mim pareçe um pesadelo. Sério, não estou entendendo como se faz esses rascunhos de estudos que vc quer. se quer que façamos tinta em folha manteiga, traços em uma A4 normal, colorir uma folha A4, e por ai vai. não sei COMO seriam esses rascunhos e estudos. A folha A2 eu entendi. Por favor me ajuda porque eu estou tentando entender isso até agora e não esta funcionando. Meu email é …. me mande uma resposta por favor, ou algum exemplo DO QUE É um estudo de layout nessas folhas menores.
Desesperadamente, Obrigado.
Caro Rafael,
não precisa se desesperar! O estudo se trata de um esboço, rascunho, raff (como quiser chamar). São rabiscos mesmo, Rafael, isso vai servir para que você possa experimentar antes de fazer sua arte-final (por isso se chama assim). Ele consiste na etapa preliminar, de experimentação. Pode ser rabiscado, pintado, recortado. Da maneira que for. O importante é que se possa ter uma ideia geral de como o trabalho finalizado vai parecer.
Oras, você nunca fez um rascunho na vida? Porque o espanto? Só porque eu pedi que me entregue também os rascunhos? É isso mesmo, quero ver o pensamento visual de vocês!
Vou ilustrar com um exemplo, talvez facilite:
Nos cartazes para o XX Encontro de Corais da PUC-Rio eu e meu parceiro Romulo Matteoni fizemos uma série de estudos de possibilidades de diagramação do cartaz. Entre elas algumas estão abaixo:
A partir dos estudos, definimos que iríamos destacar o número romano XX para enfatizar que seria o 20º Encontro de Corais (e não o 19º ou 21º). A partir daí definimos qual layout gostaríamos de seguir. Depois disso partimos para o layout no computador e geramos nossa arte-final.
Porém, antes da produção achamos interessante criar quatro variações de cores, uma para cada voz do coral (a saber: baixo, tenor, contralto e soprano). Por isso, quando produzimos em Silk-screen, era só trocar a cor que ia por cima. Abaixo duas variações além do azul:
Olhando para o exemplo, acho que fica claro a trajetória dos estudos para a arte-final. Se houver ainda alguma dúvida, por favor não se acanhe e manifeste-se.
Abraços
Ricardo
Quanto aos materiais, qualquer material pode ser utilizado. É como está no enunciado do exercício. Vale papel manteiga, cartolina, vegetal, como achar melhor.
Quanto ao conteúdo dos estudos, é para experimentar cor, formato, composição tudo junto em cada estudo. Quero ver três ideias diferentes antes de executarem o cartaz.
Muito legal a iniciativa Ricardo!
os exemplos então estão excelentes!
abraço
Obrigado, André. Aproveitei e coloquei um link para o seu blog. Abraços!
Confortavelmente e Relaxadamente, obrigado pela tirada de dúvida!
Valeu pelas fotos Ricardo, imagens sempre ajudam a compreender melhor o assunto.
Victor, a ideia foi essa mesmo! Às vezes uma imagem fala mais que mil palavras 😉
Finalmente tirei minhas dúvidas ! Ufaa ..¬¬/
Realmente, imagens às vezes valem mais que palavras . Fato !
Só lembrem que o cartaz não precisa ser, necessariamente, tipográfico!
eu achava que só eu tava confuso, obrigado pela explicação professor.
É que, professor, terão que ser 5 cartazes?
só pergunto pois acho que é coisa demais. a cartolina ou o papel ou emborrachado vai sair caro. [:P]
Não. Depende do que foi feito.
Os desenhos também são considerados cartazes, desde que tenham sido planejados como tal.
Veja os esclarecimentos:
http://ricardoartur.com.br/1001/2011/04/11/esclarecimentos-sobre-exerccio-02-cartaz/