Princípios de Gestalt aplicados ao Design

Tradução do texto The Gestalt Principles, por Ricardo Artur P. Carvalho. Texto original disponível  no endereço: http://graphicdesign.spokanefalls.edu/tutorials/process/gestaltprinciples/gestaltprinc.htm acessado em: 04/04/2011

Gestalt é um termo da psicologia que significa “todo unificado”. Ele se refere às teorias da percepção visual, desenvolvido por psicólogos alemães na década de 1920. Estas  teorias tentam descrever como as pessoas tendem a organizar os elementos visuais por meio de grupos ou todos unificados nos quais certos princípios são aplicados. Estes princípios são:

Similaridade

Similaridade ocorre quando um objeto parece similar a outro. As pessoas tendem a percebê-los como um grupo ou padrão.

O exemplo acima (contendo 11 objetos distintos) parece como uma unidade singular porque todas as suas formas possuem similaridade.

 

A unidade ocorre porque as formas triangulares abaixo da águia parecem similares às formas dos raios de sol.

Quando a similaridade ocorre, um objeto pode ser enfatizado se for diferente dos demais. Isso chama-se anomalia.

 

A figura no canto direito se torna um ponto focal porque difere das demais.

 

Continuidade

A continuidade ocorre quando o olho é compelido a se mover através de um objeto e continuar até outro objeto.

A continuidade ocorre no exemplo acima porque o olho do observador  tende a seguir a linha da curva. A fluidez da barra do “H” dirige nosso olho diretamente para a folha de bordo.

 

Fechamento

O fechamento ocorre quando um objeto está incompleto ou o espaço não está completamente fechado. Se o suficiente da forma estiver indicado, as pessoas tenderão a perceber a totalidade mediante o preenchimento da informação.

Embora o panda acima n”ao esteja completo, vemos o suficiente para completarmos a forma. Quando o observador completa a forma, o fechamento ocorre.

Exemplos

Proximidade

A proximidade ocorre quando os elementos são dispostos perto um do outro. Eles tendem a ser percebidos como um grupo.

Os nove quadrados acima estão dispostos sem proximidade. Eles são percebidos como formas separadas.

 

 

Quando os quadrados se encontram bem próximos, a unidade ocorre. Embora eles continuem a ser formas separadas, eles passam a ser percebidos como um grupo.

 

As quinze figures acima formam um todo unificado (a forma de uma árvore) por causa de sua proximidade.

 

Figura e Fundo

O olho diferencia a forma da área em seu entorno. A forma ou silhueta é tende a ser percebida como figura (objeto), enquanto a área em volta é percebida como fundo.

Equilibrar figura e fundo pode tornar a percepção da imagem mais clara. Usar relações incomuns de figura/fundo pode acrescentar interesse e sutileza à imagem.

A palavra acima é claramente como figura e a área branca ao seu redor como fundo.

Nessa imagem, a relação entre figura e o fundo muda à medida em que os olhos percebem a forma de uma sombra ou silhueta de uma face.

 

Esta imagem usa relações complexas entre figura e fundo que mudam ao se perceber as folhas, a água e o tronco da árvore.

————————

Espero que esse texto ajude a esclarecer os princípios da Gestalt e auxilie na criação de composições interessantes.

Abs,
Ricardo

 

 

 

 

16 comentários em “Princípios de Gestalt aplicados ao Design”

  1. Professor, excelente tradução.
    Ja havia lido sobre este artigo em ingles em outro site, mas é sempre interessante ressaltar, numa releitura, certos pontos esqueçidos.
    Abraço.

  2. Pingback: Projeto 1001 » Exercício Bonus 02

  3. Giulia Bins Peixe Lima

    Bem, agora eu sei o que quer dizer Gestalt…
    sempre quis saber o que era, e seu texto foi muito bem traduzido.

  4. Raphael Massarani

    Gostei bastante de fazer o exercício bonus, aplicar esses princípios em logos é bem interessante. Não sei se fiz tudo certo, mas com certeza aprendi alguma coisa =)

    1. Raphael, é sempre bom sinal ver alguém gostando de fazer o exercício. É sinal de interesse pelo assunto e crescimento pessoal! Respire design, afinal é seu campo de interesse!
      Continue assim e você vai longe.
      Abs

  5. Gostei da proposta.
    Já tinha ouvido sobre os principios de Gestalt, porém, não sabia o que significava.

  6. Gabriel Faria Marques da Rocha

    Ricardo, já é mais de meia noite, mas quando li esse exercício, não consegui ignorá-lo, mesmo estando com sono, fiquei super empolgado para fazê-lo! (Não é puxação de saco, nem sarcasmo! =D ) Embora tenha sido difícil pensar em logos que seguissem esses princípios, já estou acabando e estou achando bem divertido. Espero que goste.

    Abraço

  7. Professor,
    Gostei da explicação, mas não entendi bem o conceito de figura e fundo. Não consigo achar exemplos de logomarcas que ilustrem este princípio.

    1. Ian, o princípio da figura e fundo é um dos mais simples. Procure marcas que explorem essa relação. Há diversas marcas que quando você olha para elas percebendo a figura, vê uma coisa e percebendo o fundo, vê outra coisa.

  8. Bom, estou passando só para agradecer a explicação, para fazer o exercicio bônus dois, ela foi para mim de grande uso, então, Obrigado.

  9. Pingback: #Cores e Gestalt | { Prisma }

Comentários encerrados.