Um mídia card, ou postal publicitário, é uma modalidade de impresso que se assemelha ao cartão postal, mas que difere no propóstio, pois tem o intuito de divulgar mensagens publicitárias de alguma empresa, produto ou serviço. Sua distribuição é gratuita, disponibilizado em displays localizados em pontos estratégicos (restaurantes, bares, instituicões culturais, etc).
Exemplo de midia card
Como muitos impressos, o midia card é normalmente produzido em gráficas pelo processo de offset em médias ou grandes tiragens (5000 exemplares ou mais). Por se tratar de um processo de impressão offset, segue o padrão de cores CMYK (Ciano, Magenta, Yellow e blacK), também conhecido como escala Europa, que compõe as diversas cores mediante combinação de suas quatro cores básicas.
(Explicação do processo CMYK no Youtube)
O processo gráfico da impressão offset, devido à qualidade de impressão, demanda que as imagens utilizadas possuam uma resolução alta, de 300 dpi ou mais. Isso garante que na hora da impressão a imagem não fique “esticada”, ou seja, que os pontos que compõem a imagem não sejam grosseiramente disfarçados.
As medidas padrão de um midia card são equivalentes as de um postal: 10,5 x 15 cm. Em geral há uma área de sangria de cerca de 3mm, ou seja, uma área maior que para a impressão para que a imagem “vaze” (“sangre”) para fora do formato final (depois de impresso e cortado).
Para saber mais:
Midia Card: http://www.mica.com.br/
Pingback: Linguagem Gráfica » Exercício 02 – Mídia Card