Design de tipos: Cicero

O designer recém-formado Pedro Palmier apresentou semana passada seu projeto final de curso na PUC-Rio.

Como proposta, desenvolveu uma família tipográfica para texto (que tem como requisito funcionar em tamanhos pequenos em corpo de texto, diferente das fontes “display”), explorando as caracaterísticas do desenho manual e da influência humanista na tipografia. O nome da fonte? Cicero!

Amostra da fonte Cicero (frente)

O projeto (nota 10) rendeu-lhe elogios dos professores tanto por seu empenho, como pelo detalhamento e especificações que permitiram a criação de uma fonte com um desenho singular que funciona tanto em corpos grandes como em pequenos.

Um breve resumo do projeto:

Baseada em humanistas como Scala, Seria e Bembo, Cicero foi projetada para ser utilizada em textos de literatura e poesia. A fonte apresenta formas irregulares e curvas não-convencionais e seu batismo significa “aquele que planta sementes”, uma metáfora ao significado deste projeto. Coloquei neste trabalho a vontade de que ele seja um fechamento feliz da minha graduação e um bom início para minha vida profissional, que as sementes plantadas aqui possam germinar, crescer e oferecer bons frutos no futuro.

 

Amostra da fonte Cicero (verso)

O projeto está apresentado no tumblr http://pedropalmier.tumblr.com/ onde também é possível baixar o catálogo de amostra da fonte em pdf (o que permite observar os detalhes da tipografia). Pedro também prometeu disponibilizar a fonte para uso em breve, fiquem de olho.

Pessoalmente, gostaria de ver o relatório do processo, pois ilustra bem a complexidade de um projeto de fontes.

1 comentário em “Design de tipos: Cicero”

  1. Pingback: Linguagem Gráfica » Futura: Le Specimen Anime

Comentários encerrados.