Escrever um parágrafo (ou mais) no final do relatório (última folha) que explique as escolhas gráficas realizadas para o design do relatório.
Objetivo: organizar o pensamento do projeto gráfico um texto que justifique as escolhas e opções para o layout do relatório.
Perguntas que ajudam a guiar a explicação
- Qual o motivo da escolha do formato, do papel, das famílias tipográficas, do layout/grid, das cores e outros elementos gráficos?
- Essas escolhas se relacionam de alguma maneira com o projeto?
Entrega: impresso na última página de relatório + online respondendo esse post
Prazo máximo para a entrega online: 28/06/2013
Atenção, na hora de responder o post não esquecer de colocar o nome da dupla de projeto!
Nossas escolhas gráficas se basearam principalmente nas cores do produto e na questão do quebra-cabeça, que trás muito da ideia que o projeto quer mostrar. A letra do texto de corpo foi decidida pela facilidade de leitura, quanto aos títulos, buscavam uma semelhança com as letras usadas no produto final.
Turma da Luiza e André, 1AC
Estão um dia atrasados, mas vou aceitar!
Obrigado!
A fonte foi escolhida foi a Century Gothic, tamanha 12 no corpo do texto, por
sua legibilidade e clareza, mesmo em tamanhos pequenos. A hierarquia é bem
marcante por questões estéticas. A grade de texto recebeu mais importância,
mas sem comprometer a grade de imagem. A margem da esquerda, azul, foi
feita para dar espaço para a encadernação, sem comprometer a leitura das
palavras posicionadas à esquerda.
Estão com o um dia de atraso, mas aceitarei. Qual a turma?
Escolhemos as cores baseadas em nosso produto, utilizando a clássica times new roman no tamanho 12 por uma questão de opção, por ser simples e fácil de ser lida. Utilizamos os títulos em helvetica neue, para dar uma modernizada e confrontar com o tradicionalismo da times new roman. Utilizamos duas colunas para deixar o texto mais dinâmico e menos cansativo, variando entre texto e imagens.
Turma de Luciana e Vicente (1AG)
A escolha dos elementos que compoem a linguagem gráfica do relatório e dos slides foi feita de forma que a linguagem seja coerente com o contexto do local onde o projeto foi feito.
Assim a escolha das cores (verde e azul) foi motivada pelo logo e pelo uniforme da Pace Clube.
As tipografias escolhidas – Vevey, Wisdom Script e Times New Roman – devem-se a boa harmonia que tem entre si. Além de passarem os conceitos principais do projeto, coordenação e boa estrutura. A escolha da Times foi feita devido simplicidade e a boa leitura que ela proporciona.
O texto disposto em uma única coluna que ocupa mais ou menos 75% da página deve-se ao fluxo de leitura que deve ser rápido e pouco confuso. Porém a grid composta por duas colunas proporciona uma boa disposição quando a página é dividida em texto e imagens.
Quando ao formato do papel escolhido (A4/ portrait) o principal motivo foi a grande quantidade de imagens que ilustram o relatório, como é um formato de papel mediano possibilita uma boa visualização e ao mesmo tempo um bom manuseio do relatório.
Turma dos professores Luciana e Vicente (1AG)
Devido a que o projeto está direcionado a crianças pequenas, a escolha gráfica está completamente relacionada a um aspecto infantil. O relatório inteiro contém uma série de formas que complementam o texto, os títulos e subtítulos são todos escritos a mão e depois digitalizados. Isso da uma um ar infantil ao relatório e a apresentação dos slides que também trabalha com a mesma escolha gráfica.
As cores e as formas com movimento remetem nossa frase que uma parte indica: “chegando ao céu, passando pelas cores” é por isso que na maioria dos títulos têm setas coloridas. Para o formato da letra foi escolhida uma família tipográfica sem serifa para manter uma simplicidade e facilidade ao ler o texto.
Para a capa do nosso relatório foi pensada uma forma de representar uma cortina, nosso produto final, feita com lona que foi o material utilizado. A espiral do nosso relatório se encontra na parte superior para lembrar à cortina propriamente.
Projeto Básico I
Luciana e Vicente
Erik e Beatriz Dreux
Em nosso relatório, resolvemos manter o formato A4 do papel, pois assim teríamos espaço suficiente para colocar texto e foto juntos, uma vez que temos ambos em bastante quantidade. A família tipográfica escolhida foi Bookman Old Style, uma fonte com serifas retas, adequada para grande quantidade de texto, pois mantém sua legibilidade até em tamanhos pequenos.
A cor laranja foi escolhida por ter uma relação direta com o local de trabalho da nossa parceira. A escola de dança possui os sofás, um balcão e algumas paredes nessa cor. Os grids foram utilizados somente quando as imagens tinham fundo branco, para que não ficassem sem bordas e “soltas” no relatório. Às fotos que tinham fundo preenchido não foram acrescentadas bordas.
Meu relatório vai ser todo em formato de uma luva de boxe, isso porque eu fiz meu projeto numa academia de muay thai. Os títulos e subtítulos vão ser todos em vermelho, assim como as páginas em formato de luva, e o resto do texto preto, meu produto final tem essas duas cores, que foram baseadas nas cores da academia de luta.
Para a capa, eu coloquei a fonte “Chalkduster”, com negrito, porque ela me remete a lutas em geral e para o resto do texto, usei a letra “Cambria”, pois ela é bem simples e por isso facilita na leitura dos textos, não cansando muito a visão.
Não tenho dupla e sou da turma da Luciana e do Vicente.
Uma dúvida: No relatório, eu tenho que colocar o parágrafo exatamente como eu escrevi aqui?
Olá Julia, de preferência coloque no relatório a mesma explicação que apresentou aqui.
Abs
Ao começar a pensar sobre nosso relatório veio a dificuldade de interligar o conceito do nosso projeto e a flexibilidade.
Para suprir a primeira necessidade, pensamos em mostrar a ideia do tecido, tão presente na damça aérea através da encardernação japonesa. A costura à mostra remetia ao mundo do tecido.
Colocamos também em cada página a sombra de uma menina praticando a dança aérea, na qual o tecido se estende de ponta a ponta da pa’gina. A numeração de página está no corpo dessa garota.
Os subtítulos foram pensados conceitualmente também. Em vez de serem escritos em uma linha reta, eles seguem uma onduação, se relacionando com o movimento do tecido.
A fonte e a divisão do espaço do texto e imagens foram usados para permitir uma maior legibilidade.
Escolhemos a fonte Gil Sans, 12, com espaçamento 16, pois na nossa pesquisa consideramos ela a que melhor interligava a legitibidade e a estética, e o espaçamento tornava a leitura com maior facilidade para ser lida.
Quanto a divisão da página, optamos por dividí-la em três colunas. As duas primeiras são ocupadas por texto e o espaço da terceira é destinado para as imagens. Consideramos que essa divisão acolhia de forma mais folgada a junção de texto e imagem.
projeto básico I, André e Luiza.
Justificativa Tipográfica
A primeira escolha sobre a tipografia do nosso trabalho foram as cores, que são: rosa, verde e azul em tons pasteis. Essa cores remetem ao nosso produto em sua característica mais marcante que são as bailarinas. Por isso as utilizamos nos títulos, na numeração e nas “divisórias” do relatório.
Na nossa apresentação de slides usamos uma letra mais elaborada nos títulos, porem, para o relatório decidimos manter as letras mais simples para a leitura não ser cansativa mas, mantendo na mesma família.
A escolha dessas letras (apple gothic e apple casual) foi para combinar com a característica lúdica e infantil do projeto, tendo em vista que são letras arredondadas.
A escolha das paginas em paisagem foi por acreditarmos que dessa forma manteríamos as fotos e desenhos (parte essencial do nosso trabalho) mais organizadas em relação ao texto e no maior tamanho possível.
Nossa capa é um desenho produzido por nós na aula de desenho de observação do projeto, na qual em um dos exercícios foi pedido que produzimos um desenho a partir de uma foto tirada na atividade que estávamos visitando. O resultado foi uma imagem que misturava a realidade com o lúdico, que combinava perfeitamente com nosso partido adotado.
Bruna osthoff e Natalie Nasajon
1AG e 1AH
Pedro Muniz e Julia Soares:
Nós mantivemos o nosso relatório em um estilo bem simples e fácil de ler, devido à quantidade de páginas. A capa contém imagens do local do projeto, e no relatório há imagens junto ao texto (em Times New Roman, tamanho 16). Há também detalhes, como o síbolo de reciclagem no rodapé envolvendo o número da página, que possui relação direta com nosso projeto. As imagens estão sempre alinhadas, a maioria à direita e ao centro e também à esquerda. O relatório é, em geral, preto e branco, sendo “quebrado” pelas imagens coloridas. O critério de criação do relatório foi mais de simplicidade de leitura, sem muitas distrações, mas sem cansar o leitor.
Projeto Básico I
André e Luiza
Nós escolhemos utilizar em nosso relatório a fonte serifada Times New Roman no tamanho 16 para títulos (sendo uns até colocados em negrito para se destacarem), 14 para subtítulos, e 12 para o resto do texto, por ser de um tamanho legível e que ao mesmo tempo se diferencia e nos disponibiliza um bom espaço. O espaçamento entrelinhas é de 1.5, para que as linhas não fiquem muito grudadas e o espaçamento entre caracteres de 0.2 pt. O papel escolhido foi o A4 por ser do tamanho apropriado para se manusear.
Professores André e Luiza, turma 1AC/1AD
Escolhemos para esse relatório um formato simples, A4 e com folhas brancas para melhor contraste com a fonte preta e os detalhes vermelhos. Essas são as cores mais tradicionais do teatro, que é com o que o nosso parceiro de projeto trabalha. O formato de folha A4 branca é o formato frequentemente usado na impressão dos textos de teatro.
A fonte escolhida foi Tahoma, corpo 10 para o texto, as seções tem corpo 14 e sub-títulos, corpo 12. Essa fonte é semelhante às usadas em textos de teatro, foi essa característica que nos levou a escolha da Tahoma para o relatório.
O layout foi formulado de modo que a encadernação não desvalorizasse nossos textos e imagens e de maneira a que esses elementos pudessem ocupar seu espaço bem distribuídos, com fácil legibilidade.
Turma 1AD, dos professores Luiza e André.
O nosso relatório está em um formato bem clean e simples ,para ser bem legível durante a leitura.As imagens,desenhos e fotos, estão localizadas do lado ou embaixo do texto que elas se relacionam, assim facilitando o entendimento ao ser lido.Usamos o fundo branco e a fonte em cor preta, pois há muita imagens, com isso não afetaria a leitura.Utilizamos a fonte “calibri”, pois é uma fonte muita fácil de ser entendida;para os títulos usamos tamanho 20 e para os textos usamos tamanho 12.
Maria Victoria Fontenelle e Gabriela Tenembaum
projeto básico I
vicente e luciana
Escolhemos um papel em formato quadrado pois ao começar a diagramação constatamos que seria melhor do que retangular, mantivemos as letras na fonte Lucida Sans e os títulos na fonte Cafeta, por ser simples porém mais estilizada.
No geral utilizamos referencias de livros de culinária, para a capa usamos um padrão feito por nós e os desenhos que compõem esse padrão são utilizados separadamente em outras partes do relatório. As cores utilizadas (Laranja e Azul escuro) foram baseadas no local do projeto, porém nos agradaram por serem contrastantes e fortes.
Escolhemos fazer em capa dura, novamente pelas referencias de livros de culinária e pela durabilidade, e também optamos pela encadernação japonesa por ser prática e estéticamente agradável.
André e Luiza
Projeto Básico I, André e Luiza
Nosso trabalho sobre o Urban Dance Center nos trouxe a escolher estilos gráficos mais neutros, em tons de branco, preto, cinza e detalhes em amarelo para manter o paralelismo com o próprio ambiente e seu estilo já existente. Usamos o papel de parede do ambiente como elemento gráfico para capa do relatório, sendo um detalhe importante do local, assim como a organização mais limpa e aberta.
Os detalhes em amarelo foram adicionados após vermos que o estúdio já fazia uso dessa quarta cor (além do branco, preto e cinza), como um recurso para marcar uma identidade urbana, sem monocromatizar demais seu estilo, e o mesmo foi aplicado nos noddos recursos gráficos.
O uso do BrowalliaUPC para títulos foi para ficar o mais próximo possível da fonte utilizada no adesivo de parede do local com o nome Urban Dance Center, e para textos a fonte Corbel (Corpo)foi utilizada por sr harmonioza com a fonte título, e ser limpa e de fácil legibilidade.
Nosso estilo gráfico teve como base o foco que o o nosso projeto tomou ao longo do curso , que foi horta. O marrom e o verde nos remete a terra e aos brotos (respectivamente) que estavam presentes no local e o branco nos serviu para dar neutralidade ao texto. No quesito fontes , ainda estamos em dúvida de qual colocar , mas chegamos juntas a conclusão que fontes serifadas tendem a dar um ar formal ao texto, e não queremos isso. Portanto usaremos alguma fonte sem serifa. Quanto a abertura dos capítulos , queria algo lúdico que remetesse aos livros , já que a horta pertence a uma turma da antiga quarta série.
Professor Ricardo,suas sulas foram muito boas!Conseguiu nos auxiliar no processo de descobrir uma fonte a partir de uma ideia,de um conceito.
Partindo da ideia da energia e flexibilidade,desenvolvidas pelo nosso protótipo final,escolhemos a fonte calligraffitti para os títulos (com negrito) e usamos essa fonte para a palavra “flexibilidade”,pois nos lembra essa característica(nesse caso,não usamos o negrito na capa).Usamos a fonte impact com negrito na palavra energia.Por isso,com a finalidade de unirmos os conceitos,colocamos a fonte calligraffitti com negrito nos títulos.
Desde já,agradecemos por todo apoio e partilha de conhecimento.Muito obrigado!
Em nosso relatório, resolvemos manter o formato A4 do papel, pois assim teríamos espaço suficiente para colocar texto e imagens, uma vez que temos ambos em bastante quantidade. No quesito tipografia, a fonte será calibri (título e corpo), optamos pelo seu uso devido a sua legibilidade, o tamanho ainda não foi escolhido.
A cor laranja foi escolhida por ter uma relação direta com a quadra, o local de trabalho do nosso parceiro. A grid será composta por duas colunas, o que proporcionará uma melhor relação entre a imagem e o texto. Nossa capa será uma reprodução da quadra de saibro.