Recursos

Abaixo a listagem de recursos didáticos disponíveis em diferentes links deste blog, ordenados por assunto:

Apresentação de slides

Diagramação

Encadernação

Tipografia

Jogos

Além do material acima, também há outros jogos, vídeos e infográficos que podem ser consultados.

6 comentários em “Recursos”

  1. Boa professor! Faz tempo que eu nao entro, mas que continua extremamente util continua! Valeu pelos arquivos, abraço!

  2. Olá!
    Queria saber se você poderia me dar algumas dicas sobre o que costuma cair na prova de diagramador dos sindicatos dos jornalistas. É que vou realizar esta prova, e queria pegar umas dicas pra me preparar mais um pouco.

    Agradecido pelos posts!! Abraço!

    1. Olá Leonardo, não tenho essa informação sobre a prova de diagramação do sindicato, mas é possível que eles informem isso em um edital, fique de olho.
      Abs

  3. Boa Noite, Ricardo;

    Estou finalizando o meu artigo sobre dislexia, com o seu site precebi a importância e o auxilio da letra Ead Regular.
    Me apaixonei pelo tema do meua artigo,estou interessada em escrever um livro para ajudar os pais que tem filhos disléxicos.
    Como é a formatação ideal?
    Desde já, parabéns pelo site e aguardo a resposta.
    Simone

    1. Olá Simone.
      Em termos de Design Gráfico, não existe uma formatação ideal. Grosso modo, cada projeto tem um propósito e mesmo a falta de legibilidade pode ser usada de maneira criativa e intencional, dependendo do objetivo do projeto. Todavia, existem parâmetros e recomendações que auxiliam a leitura. As normas da ABNT, por exemplo estabelecem alguns parâmetros básicos para a diagramação de artigos que criam uma espécie código visual em que podemos reconhecer mais facilmente paráfrases, citações, títulos e referências.

      Quando falamos de livros, sempre recomendo que o projeto gráfico (o conjunto de especificações formais) do livro e a diagramação (o ato de colocar o conteúdo textual e imagético dentro dos parâmetros especificados no projeto gráfico) sejam feitos por profissionais. Isso porque o design gráfico editorial envolve um grande conjunto de detalhes, tais como as dimensões do livro, o tipo de papel utilizado (liso/àspero, brilhante/fosco, opaco/transparente, fino/grosso etc.), a escolha dos estilos para título, texto imagens, citações entre outros que envolvem tamanho, forma, cores, posicionamento, tipografia entre outros.

      Enfim, a escolha tipográfica é um fator importante, mas não o único. Portanto, não saberia dizer uma formatação ideal. Sugiro que o projeto gráfico seja feito junto a um designer especializado, pois de acordo com a sua proposta e objetivos o profissional saberá combinar os parâmetros para tentar alcançar o objetivo desejado. Afinal, um projeto deve se adequar a outras variáveis tais como o público, faixa etária, gênero, etc. Se quiser saber mais a esse respeito sugiro que leia o meu artigo Projeto Gráfico do Livro Didático para Comunidades Específicas .

      Ao longo do blog tenho tentado explorar alguns desses parâmetros que podem auxiliar em projetos para alunos de design iniciantes (e outras pessoas curiosas sobre o assunto). Se você se interessou, pode buscar outros posts aqui como a relação legibilidade/leiturabilidade e sobre pregnância cromática e contraste de cores.

      Agradeço os comentários e qualquer dúvida pode entrar em contato comigo via blog ou solicitando aqui o meu e-mail.
      Atenciosamente,
      Ricardo Artur P. Carvalho

      1. Olá, Ricardo:

        Muito obrigada pelo retorno, estarei amadurecendo melhor a minha idéia para publicar o livro.

        Qualquer coisa estarei entrando em contato novamente.

        Grata, pela sua eficiência e atenção.
        Fique em PAZ.
        Simone.

Comentários encerrados.