Academia

Mini-currículo
Ricardo Artur Pereira Carvalho possui graduação em Desenho Industrial – Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto e coordenador de ensino da graduação em design e na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação, design gráfico, design e linguagem.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1009961010621143

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-3949-2597

Research Gate: http://www.researchgate.net/profile/Ricardo_Artur_Carvalho

Academia.edu: http://uerj.academia.edu/RicardoArturCarvalho

Produção:

Olhares sobre o ensino do projeto em Design: gêneros e interações em espaços de ensino e aprendizagem (2012)

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Tese de doutorado (2012)

Orientadora: Jackeline Lima Farbiarz

Resumo:
Esta pesquisa trata das formas características assumidas nas aulas de projeto dentro do curso de Design da PUC-Rio. Considerando que o design é uma atividade projetiva e interdisciplinar que pressupõe uma prática reflexiva sobre os objetos de usos e sistemas de informação, a questão que norteia a pesquisa busca entender como os espaços e recursos materiais influenciam as práticas de ensino e aprendizagem e como seriam percebidos pelos alunos de design. Visa-se a observar as práticas de ensino e aprendizagem e o emprego de recursos materiais e espaços nas aulas das disciplinas de projeto. A opção pelas disciplinas de projeto deve-se a sua importância pedagógica na formação dos designers, justificada também pelo espaço que ocupam no currículo a partir de sua reformulação em 2007. A coleta de dados combina a observação participante em duas disciplinas com a realização de uma tarefa de representação gráfica em quatro disciplinas. Os desenhos são analisados em duas instâncias: segundo a ocorrência dos conteúdos na amostra geral e segundo as interações a partir de uma amostra reduzida. A interpretação dos dados é influenciada e contrastada com os conhecimentos e registros da observação participante. A partir das análises, estabelece-se uma relação com o conceito de gêneros em Bakhtin, considerando as formas específicas de interação, o propósito comunicacional, arranjos espaciais e materiais. Destaca-se que as aulas assumem formas espaciais, materiais e interativas específicas e características que podem ser compreendidas a partir de uma ampliação do conceito de gênero. Todavia, a consciência do papel do espaço e dos recursos materiais, embora apareça presente na observação de campo, aparece com menor destaque nas representações dos alunos, sugerindo um predomínio da atividade intelectual de maneira independente às condições materiais do ambiente. Reflete-se sobre a separação entre mente, corpo e o espaço na sociedade e as tendências disciplinares típica da modernidade e que dificultam a integração dos saberes e limita outras possibilidades de conhecimento.

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Link para o texto:
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0812144_2012_Indice.html


Livro de Karaí por Juruá: o Design do livro no processo de escolarização dos agentes de saúde nas aldeias Guarani de Angra e Paraty (2007)

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Dissertação de mestrado (2007)

Orientador: Luiz Antonio Luzio Coelho
Co-orientadora: Jackeline Lima Farbiarz

Resumo:
O design do livro é uma arte invisível? Depende do leitor. Mas como este leitor é considerado pelos designers de livros? Esta questão é o ponto de partida deste estudo, que busca investigar como o designer pode participar do processo de formação de escritores e leitores, compreendendo a inserção do Design, enquanto campo de vocação interdisciplinar, em projetos em que há a predominância do hibridismo, da mescla de vozes e da mescla de identidades.Sabendo que os designers de livro servem a três clientes: autor, leitor e editor, é verificado que apenas autor e editor interferem diretamente no trabalho do designer, enquanto este profissional considera o leitor apenas por uma noção pré-concebida. Desta forma, questiona-se a ausência do leitor nos projetos de design do livro,ao mesmo tempo em que se propõe a noção de Design da Leitura.O estudo considera as teorias que tratam da recepção e mediação da leitura, como em Chartier, e utiliza-se de um exercício etnográfico sobre os encontros presenciais do Projeto de Escolarização dos Agentes de Saúde voltado para o agentes Guarani das aldeias de Itaxi, Araponga, Sapukai e Rio Pequeno, na região de Angra dos Reis e Paraty. A partir da observação das práticas da leitura do grupo Guarani são levantadas questões para pensar uma abordagem que contemple as características destes leitores. Portanto, ao reconhecer a importância do leitor e das mediações, o Design da Leitura contempla também o letramento, ao tentar contribuir tanto para a alfabetização como para a formação das práticas sociais de leitura e escrita.

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Link para o texto:
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0510327_07_Indice.html


Grafismo Indígena: Compreendendo a representação abstrata na pintura corporal Asurini (2003)

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Trabalho de conclusão de curso (2003)

Orientador: Luiz Antonio Luzio Coelho

Resumo:
A proposição que formulo é que possivelmente os grafismos Asurini tratam de simplificações geométricas das marcas características dos elementos naturais, desta forma, numa espécie de metonímia visual, se representa o todo por apenas uma parte característica: a onça por suas pintas, o jabuti pelos desenhos da carapaça.

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Link para o texto:
https://www.ricardoartur.com.br/GrafismoIndigena.pdf

Artigos

Práticas pedagógicas na Esdi: uma proposta para além das origens e ideias

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Autores: Ricardo Artur P. Carvalho; Imaíra Portela de Araújo Medeiros

Publicação: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019

Resumo:
Este artigo busca identificar registros das práticas pedagógicas no ensino da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio e Janeiro (Esdi/UERJ). O trabalho se apoia em duas obras pioneiras referentes à primeira década da escola: os livros de Lucy Niemeyer (2000 [1997]) e Pedro Luiz Pereira de Souza (1996), ex-alunos formados entre as primeiras turmas e que, posteriormente, se tornaram professores da escola. Nosso objeto de estudo são as práticas pedagógicas e, por extensão, o discurso sobre estas práticas, construindo esta análise a partir da interlocução com estes autores. Para além das origens e ideias, compreendendo que esses registros não são obsoletos e contribuem para a ampliação da discussão acerca do ensino de design e, em sentido mais amplo, para a discussão das práticas pedagógicas e metodologias de ensino-aprendizagem no país, nos aproximamos também das questões políticas e sociais contemporâneas, que se apresentam como desafios e impasses para manter a Esdi aberta.

Palavras-chave: educação superior, práticas pedagógicas, história do design no Brasil, discurso

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Link para o texto:
https://www.proceedings.blucher.com.br/download-pdf/329/33673


A disciplina na sala de aula: arquitetura e design como afirmação de concepções de ensino e aprendizagem

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Autores: Ricardo Artur Carvalho, Jackeline Lima Fabiarz

Publicação: Arcos Design (Online), v. 8, p. 96-113, 2014

Resumo:
O artigo baseia-se numa tese de doutorado e discute o papel das salas de aula no ensino do design. Assume-se uma abordagem interdisciplinar e argumenta-se contra as salas de aula que reproduzem modelos disciplinares. Aborda-se a gênese da sala de aula moderna e a manutenção das organizações espaciais à despeito das concepções pedagógicas. Conclui-se sobre a importância de se analisar as formas de uso e apropriação desses ambientes a partir de práticas e interações concretas em consonância com o projeto pedagógico.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; educação; arquitetura

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Link para o texto em PDF:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/view/13928/10688


Projeto gráfico do livro didático para comunidades específicas

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Autor: Ricardo Artur Pereira Carvalho

Publicação: Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1-16, 2008

Resumo
O artigo discute o processo de produção do livro didático e o papel do designer e outros profissionais envolvidos na construção deste objeto.Na análise, o processo de produção é comparado ao modelo comunicacional unilateral, na relação emissor-receptor. Como alternativa, o autor apresenta o caso exemplar da construção de um Álbum para a prevenção de DST/Aids nas aldeias guaranis do estado do Rio de Janeiro. A partir do caso, o autor discute uma reformulação do modelo de produção diante de uma perspectiva dialógica e que contemple os diversos mediadores da leitura.

Palavras-chave: design gráfico, livro didático, processo de comunicação

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Link para o texto:
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11981/11981.PDF