Um dos principais ajustes da imagem é o controle de níveis. Praticamente qualquer fotografia ou desenho que um profissional de tratamento lide provavelmente receberá um ajuste desse controle.
Fotografias bem iluminadas e coloridas podem ser mais difícil de perceber a necessidade de aplicação desses ajustes, mas no caso de fotos em tons de cinza ou, em especial, fotos coloridas convertidas para grayscale ou desenhos à grafite escaneados necessitarão ter seus níveis ajustados.
O ajuste de níveis (ou “Levels” em inglês) controla o equilíbrio da luminosidade da imagem por meio dos níveis de intensidade para o preto, cinza-médio e branco. Ao ajustar esses níveis a imagem poderá ter alguns tons realçados, pronunciando ou suavizando determinadas faixas tonais.
Abaixo vemos a fotografia original

Observamos que a fotografia está pouco contrastada. Todavia a imagem em cores evidencia pouco esse efeito. Ao convertermos para uma escala de tons de cinza, veremos o seguinte:

É possível notar que a imagem carece de contraste. Praticamente não vemos branco puro e predominam as tonalidades médias de cinza.
Se abrirmos o controle de níveis (Image > Adjustments > Levels…) nos o seguinte gráfico.

Pelo gráfico é possível notar a ausência de brancos pela falta de picos à direita.
Ou seja, o controle “Levels” ajusta as tonalidades a partir de controladores dos pretos (à esquerda), dos cinzas-médios (ao centro) e dos brancos (à direita).

Na imagem abaixo, utilizamos um breve ajuste nos níveis, trazendo o controle dos brancos para perto do gráfico. O resultado do ajuste aparece no painel abaixo:

O resultado do ajuste abaixo:

Se quisermos aumentar o contraste da imagem, reduzindo os intervalos tonais da imagem e aproximando-a de um alto-contraste, basta exagerar um pouco mais nos ajustes.

Pelo gráfico dá para ver o quanto diversas áreas foram desprezadas, uma vez que o limite do branco foi estabelecido muito antes na imagem. O resultado é o desaparecimento de uma série de nuances cinzas da imagem e a redução da área tonal.
A foto abaixo mostra o resultado do ajuste com alto-contraste.

É possível notar como o fundo e detalhes da camisa desapareceram no fundo da imagem. Em parte, isso é o resultado da redução da área tonal desprezada, conforme visto no gráfico.
Evidentemente, o ajuste que fizemos aqui foi concentrado nos níveis de branco. Todavia, os ajustes também podem focar no deslocamento do cinza-médio ou no realce do preto, dependendo da necessidade e da intenção.