Citações e referências segundo normas da ABNT

Conforme prometido, segue aqui um pequeno documento que sintetiza algumas normas para citações e referências em trabalhos acadêmicos.

Referências e citações – ABNT

Para consultar as normas completas e verificar outros casos de citações convém pesquisar pelas normas citadas (NBR-6023 e NBR-10520).

Sobre plágio e problemas de citação, vejam o pequeno artigo nesse blog. Acaba funcionando também como um exemplo de formatação e apresentação das referências segundo as normas.

Outro link que pode ser interessante apresenta as normas para apresentações de tese: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/normas/

G2: Enunciado

Escrever um artigo de iniciação científica [ de 5000 a 10000 caracteres ver modelo do P&D 2012] que apresente uma análise de um fenômeno contemporâneo segundo a identificação de noções relativas à Pós-Modernidade. Utilizar minimamente como fundamentação teórica os textos de A Identidade Cultural na Pós Modernidade (Hall), Condição Pós-Moderna (Harvey), Modernidade Líquida (Bauman) e Cenas da Vida Pós Moderna (Sarlo).

Estrutura:

§  Introdução: apresentação do trabalho, motivos da escolha e relevância, propostas.

§  Desenvolvimento:

§  Exposição da referências e  critérios de análise: o que será observado, quais os conceitos e o referencial empregado. Discussão das ideias principais.

§  Apresentação do objeto: contexto de uso, características, apelos e valores.

§  Análise crítica: identificação dos conceitos contemporâneos, explicação e discussão sobre a relação entre objeto e os valores contemporâneos.

§  Conclusão: Síntese dos principais aspectos,  argumentação e ponto de vista, possíveis desdobramentos.

Referências Bibliográficas

As referências no trabalho devem ser evidenciadas e devidamente atribuídas de modo a não configurar plágio.  Pressupõe-se que o trabalho seja de cunho autoral, portanto qualquer apropriação indevida será penalizada segundo critério do professor, inclusive sob o risco de anulação do trabalho entregue.

A bibliografia mencionada é obrigatória e deve constar ao longo do trabalho como base para a reflexão:

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ Editora, 1997.

HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Grupo: preferencialmente duplas ou trios

Data da apresentação oral:

  • 22 de junho de 2018

Data da entrega:

  • 01 de julho  de 2018 (domingo até 23:59,  por e-mail)

Exemplos de artigo:

§  Clique no link para baixar um artigo exemplo que trata da temática: Artigo exemplo com formatação

Estudo Dirigido: Pós-Modernidade

Estudo Dirigido

HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

Capítulo 3: Pós-Modernidade (p.45-67)
Texto das páginas 45-55.

1.       Você acredita que Harvey se alinha com a noção de uma radical troca de paradigma associado ao termo pós-moderno?

2.       Como Harvey percebe as posições estilísticas de Hassan entre modernismo e pós-modernismo?

3.       Como os pensadores contemporâneos acolhem a fragmentação e a efemeridade? Qual a diferença estabelecida neste sentido em relação ao pensamento de Baudelaire sobre a modernidade?

4.       Qual a via que Foucault enxerga como forma de se opor à racionalidade técnica-represssiva?

5.       Como Lyotard circunscreve o sujeito social em meio aos jogos de linguagem? Qual a consequência de tal quadro?

6.       Qual o ponto comum entre Foucault e Lyotard?

7.       Qual o outro termo associado a “determinismos locais”? O que estes termos significam?

8.       Como os pensadores pós-modernos acolhem as novas possibilidades de informação e produção? Como as condições técnicas e sociais influenciam o pensamento de Lyotard quanto a uma mudança ocorrida no modernismo?

9.       Como a vida cultural é percebida pelos desconstrucionistas? Qual o “impulso desconstrucionista”? O que Derrida considera como modalidade primária de discurso pós-moderno e como se dá a interpretação desta modalidade?

10.   Como os “pós-modernos” reagem a uma representação totalitária do mundo?

Trabalho para G1

Exercício G1 (em dupla/trio)

Noções de Modernidade

A dupla de alunos deve produzir um texto que estabeleça uma relação entre noções que caracterizam a modernidade e uma determinada vanguarda artística [1]. Em seguida, a dupla deverá estabelecer novas relações entre as mesmas noções utilizadas na primeira análise num objeto, fenômeno ou manifestações artísticas contemporâneo[2]. Por fim, a dupla deverá gerar uma conclusão que estabeleça relação entre a vanguarda e o exemplo escolhido na contemporaneidade salientando diferenças e semelhanças no que diz respeito às noções de modernidade.

Especificações técnicas

  • Relatório digital
  • Formato em PDF
  • Não existe número mínimo de laudas, linhas ou caracteres.

Atenção: Evitar plágio!

Apresentação: O grupo deverá produzir uma apresentação projetada (pdf). A apresentação é uma síntese da pesquisa e da análise encaminhada no relatório e tem por intuito o compartilhamento dos assuntos tratados com a turma. Todos os membros do grupo devem participar da apresentação.

Entrega de TODOS os trabalhos escritos:

  • 27 de abril de 2018

Data das apresentações:

  • 25 e 27 de abril de 2017

[1] Escolher preferencialmente uma vanguarda artística (ou um movimento da arte moderna) que tenha tido seu início antes da segunda guerra mundial.

[2] No caso de objetos, escolher algo que seja representativo na contemporaneidade (ex: celular) na associação deste objeto com práticas de um determinado grupo.  No caso de fenômenos, da mesma forma, identificar algo que seja socialmente representativo (ex: o surgimento de minorias e suas reivindicações por aceitação social). No caso de manifestações artísticas pode se trabalhar em diferentes segmentos como o teatro, dança, escultura etc. Escolher preferencialmente manifestações (ou movimentos) artísticas posteriores ao ano de 2004.

Questões para estudo dirigido: Modernidade e Modernismo

Questões para o estudo dirigido do livro Condição Pós-Moderna, de David Harvey. Capítulo 2: Modernidade e Modernismo (p. 21-44).

  1. Quais as características considerados por Harvey a partir de outros autores que marcam a modernidade?
  2. Segundo Habermas, em que consiste o projeto da modernidade?
  3. Qual os argumento de Max Weber contra o projeto iluminista?
  4. As mudanças da modernidade e a sensação de fragmentação e efemeridade demandavam uma postura do artista moderno. Na visão de Baudelaire, o que deveria fazer o artista moderno bem-sucedido?
  5. Que aspectos forcaram os produtores culturais a seguir uma forma de competição de mercado que reforçariam  processos de “destruição criativa” no campo estético?
  6. Porque o autor afirma que o “modernismo era uma arte das cidades”?
  7. O pensamento iluminista tendia ao universalismo, julgava ser possível chegar a leis universais mediante o uso da razão. O que ocorre com a fixidez categórica do pensamento iluminista a partir de 1848?
  8. O período do modernismo chamado “heroico” tem uma de suas alas recorrendo à necessidade de estabelecer um mito “eterno”. Que elemento foi utilizado para isto?
  9. A que fatores o autor atribui a absorção do modernismo pelo establishment político apósa primeira guerra mundial?