Contiguidade do módulo

Esse é um exercício que tenho trabalhado há algum tempo em sala de aula e aborda a questão da contiguidade dos módulos.

Contiguidade diz respeito ao estado de vizinhança, proximidade. Em padronagem, trata-se da propriedade relativa às interações criadas entre um módulo e outro devido a justaposição. O domínio dessa propriedade auxilia na criação de módulos com rapport.

Como exemplo dessas relações, costumo apresentar a análise do padrão pied-de-poule.

Padrão pied-de-poule

Exemplo do módulo (com rapport) e o padrão pied-de-poule.

Continue lendo

Oscar Ramos: padronagem na ilustração

O ilustrador Oscar Ramos buscou inspiração em Escher para realizar algumas de suas ilustrações, gerando padronagens que alternam as figuras.

O trabalho, bem humorado, brinca com os contrastes de formas e ideias, como no caso abaixo em que encontramos de um lado flores, do outro peixes mortos.

Além desta série, o site do artista tem muitas outras ilustrações, vale a pena conferir.

Dica do parceiro Luiz Favilla, no seu blog Professor Texto.

Aloísio Magalhães: cartemas

Aloísio Magalhães, uma das maiores figuras do design no Brasil, desenvolveu uma série de trabalhos a partir da colagem de cartões postais chamados de cartemas.

O foco dos trabalhos evidencia a preocupação com a repetição, criando ritmos e formas a partir combinação de imagens semelhantes.

O trabalho, de cunho artístico e exploratório, certamente contribuiu para o desenvolvimento e aplicação em outros trabalhos, como no desenho das notas do cruzeiro, que trabalhavam com o espelhamento.

Há uma galeria no Flickr dedicada às obras do mestre. Vale a pena conferir.