Aloísio Magalhães, uma das maiores figuras do design no Brasil, desenvolveu uma série de trabalhos a partir da colagem de cartões postais chamados de cartemas.
O foco dos trabalhos evidencia a preocupação com a repetição, criando ritmos e formas a partir combinação de imagens semelhantes.
O trabalho, de cunho artístico e exploratório, certamente contribuiu para o desenvolvimento e aplicação em outros trabalhos, como no desenho das notas do cruzeiro, que trabalhavam com o espelhamento.
A impressão de padrões em tecidos pode empregar diferentes técnicas. A mais antiga delas é a que utiliza blocos de madeiras, bastante comum na China e na Índia. O bloco funciona como um carimbo, preparado a partir do entalhe da superfície, deixando em alto relevo aquilo que vai ser impresso.
Outra forma de impressão é o pochoir ou stencil. A matriz é uma superfície de papel ou plástico cortada que mascara parte da superficie, enquanto permite que os buracos sejam impressos.
Além destas, há também a impressão em serigrafia ou silk-screen que utiliza uma tela semi-permeável. A tela é preparada de modo que parte da superficie obstrui a passagem da tinta enquanto as outras partes permitem que a tinta passem.