O tutorial a seguir explica como montar uma padronagem All-Over com o software livre de edição bitmap GIMP.
Contiguidade do módulo
Esse é um exercício que tenho trabalhado há algum tempo em sala de aula e aborda a questão da contiguidade dos módulos.
Contiguidade diz respeito ao estado de vizinhança, proximidade. Em padronagem, trata-se da propriedade relativa às interações criadas entre um módulo e outro devido a justaposição. O domínio dessa propriedade auxilia na criação de módulos com rapport.
Como exemplo dessas relações, costumo apresentar a análise do padrão pied-de-poule.
Exemplo de composição em escala
Conforme já mencionado na postagem anterior, uma possibilidade na composição de padrões é o uso de escalas.
Esse link apresenta um pdf que exemplifica o processo de construção de um padrão utilizando variações de escala.
Criando padrões no Photoshop
Essa postagem apresenta uma versão atualizada do uso da técnica “Offset” para a criação de padronagens do tipo “All-In” no Photoshop.
Clique na imagem ou neste link para acessar o PDF.
Padronagens na biblioteca do British Pathé
Essa postagem apresenta uma coleção de vídeos que mostram diferentes processos de concepção e produção de padronagens e estampas registrados pela empresa de jornalismo cinematográfico British Pathé.
A dica preciosa foi dos pesquisadores em História do Design e professores, Almir Mirabeau e Edna Cunha Lima.
Fabric Painting and Printing (1955)
Mostra um grupo de mulheres que produz suas próprias estampas à mão ou imprimem com a técnica de gravura em linóleo.
TED Ed – A geometria complexa do design islâmico
Nesse vídeo desse TED educacional (TEDEd), Eric Broug apresenta a complexidade geométrica dos padrões islâmicos e nos ensina como projetar as nossas próprias padronagens.
Mais informações podem ser encontradas na página do TEDEd.
O vídeo está em inglês, mas apresenta legendas em português.
Esculpindo um bloco de impressão
O vídeo produzido pela equipe do Victoria & Albert Museum retrata mestres artesãos esculpindo na madeira matrizes para a impressão de padronagens. Os artesãos são do Yaseen Wooden Block Makers em Jaipur, Índia
Vale conferir.
Da argila ao mosaico
O vídeo “From Clay to Mosaics” apresenta o processo de criação de padronagens em mosaico. Os padrões árabes geométricos que ornamentam a arquitetura são apresentados ao longo de suas etapas de uma maneira muito interessante.
A dica foi do professor e vice-diretor Luiz Saboya, da ESDI.
https://youtu.be/oEc-ESRjntg
Lula Rocha: O que é Rapport?
Reproduzo abaixo o excelente texto do meu colega, professor Lula Rocha, sobre Rapport.
Lula dá aulas de diversas disciplinas e já foi mencionado neste blog ao falarmos de seus tutoriais no site Metapix (ver aqui e aqui).
A pedido da professora Evelise Anicet Ruthschilling, retifico as informações que constam aqui. A base das informações descritas aqui encontram-se no livro de autoria dela: Design de Superfície, Editora da UFRGS, primeira edição 2008, segunda edição de 2013. Portanto, considere-se a obra como referência para a postagem:
RUTHSCHILLING, Evelise A.. Design de Superfície: ; Porto Alegre: Editora UFRGS, 2008
O que é Rapport?
Na área do Design de Superfície e Estamparia, o termo Rapport é traduzido, tanto em inglês como em português, como Repeat ou Repetição.
No entanto, Rapport não é simplesmente repetição e uma boa parte das explicações tradicionais não esclarece bem o conceito e acaba gerando confusão.
Então, neste artigo eu vou apresentar a minha definição de Rapport e mostrar alguns exemplos que, eu espero, ajudem você a visualizar, entender e poder aplicar nas suas criações:
Rapport é um tipo especial de repetição,
de um módulo com encaixes perfeitos,
projetado para alcançar um resultado específico.
O segredo do Rapport está no encaixe entre os módulos
O módulo é a menor parte do padrão que contém todos os seus componentes visuais; motivos, linhas, cores, texturas, espaços, etc. E o padrão é o resultado da repetição ordenada deste módulo.
Mas no padrão com Rapport, o módulo tem mais um componente decisivo que fica sempre meio escondido: o encaixe.
Este módulo especial, que eu particularmente gosto de chamar de “Módulo com Rapport”, tem que ser projetado de maneira que o complemento de um lado seja repetido no lado oposto, para que, quando posicionados lado a lado, os módulos se encaixem formando motivos inteiros.
No exemplo acima os lados se completam formando motivos inteiros, mas voltando a definição, existem outras situações ou variações onde estes “resultados específicos” também só são alcançados se o módulo for projetado com “encaixes perfeitos”. Vamos ver mais exemplos:
Continuidade
No padrão continuo os módulos se entrelaçam, as emendas desaparecem, o desenho original fica escondido e não se pode identificar um começo ou fim. Este tipo de padrão também é conhecido como “Padrão sem emendas”, em inglês Seamless Tile.
Allover
No padrão Allover os motivos são espalhados, rotacionados e refletidos de maneira que não podemos dizer se o padrão está de cabeça para cima ou para baixo.
Fechamento (Figura e Fundo)
Popularizado pelo famoso artista holandês M.C. Escher, o padrão com fechamento, também conhecido como clausura ou efeito de Figura e Fundo (nas leis da Gestalt), acontece quando os módulos se encaixam de tal maneira que o desenho inicial dá origem a novos desenhos.
Repare no exemplo acima que foi utilizado um Sistema de Repetição não alinhado com deslocamento horizontal e também que o desenho inicial foi posicionado em sentidos opostos dentro da célula. Mais detalhes a seguir:
Sistema de Repetição não alinhado
O Sistema de Repetição define a regra que deve ser seguida para a criação do padrão. Ele consiste basicamente num Grid formado por células dentro das quais os módulos são posicionados.
No Sistema de Repetição não alinhado as células são deslocadas na horizontal ou na vertical e por isso o módulo tem que ser projetado de tal maneira que, quando repetido lado a lado, resulte na noção de deslocamento desejada.
Exemplo de Sistema de Repetição com deslocamento horizontal, também conhecido como “Tijolo”
Célula x Módulo
Como você deve ter reparado no exemplo acima, existe uma diferença entre a célula e o módulo.
Isto significa que o módulo pode ser posicionado dentro da célula de diferentes maneiras, por exemplo rotacionado ou refletido (como os peixes no padrão com fechamento).
Superposição
E também é importante notar que o módulo não precisa ter, necessariamente, o mesmo tamanho da célula.
No caso de um módulo menor do que a célula temos espaços entre os módulos e no caso de um módulo maior do que a célula temos uma superposição de módulos.
Célula x Módulo e Superposição
Técnica para encontrar o Módulo com Rapport
Gostou de um padrão mas não está conseguindo visualizar o módulo?
Experimente: escolha um ponto de partida bem definido ( P ), siga para a direita e para baixo até encontrar o mesmo ponto, criando um quadrado ou retângulo imaginário.
Pronto! Ai está o Módulo com Rapport.
Conclusão
Mesmo que contradizendo as explicações tradicionais, no fundo no fundo, eu até arriscaria dizer que Rapport NÃO é repetição …
Que tal procurar no dicionário?
Se você procurar no dicionário a definição ou a tradução da palavra Rapport (de origem francesa) você não vai encontrar nada falando de repetição e sim sinônimos como harmonia, ligação e conexão, sempre do ponto de vista de um relacionamento.
Faz todo sentido!
No padrão com Rapport este “relacionamento” acontece entre os lados do módulo, isto é, no encaixe entre os módulos.
Logo, na prática da criação de padrões, Rapport é encaixe.
Lula Rocha
Rio de Janeiro, abril 2014
Lula Rocha é designer com mais de 20 anos de experiência em projetos de Identidade Visual, Produção Gráfica, Tratamento de Imagem, Desenho Vetorial e Webdesign. Formado em Comunicação Visual e Desenho Industrial pela PUC-Rio e Mestre em Design pela Central Saint Martins College of Art & Design. Professor dos cursos de Graduação em Design da PUC-Rio e Pós-graduação em Design de Estamparia do SENAI/CETIQT-RJ. Especialista Certificado Adobe e cofundador do site Metapix.
Posso usar este material?
Sim. Sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos, esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir deste material para fins não comerciais, desde que atribuam a Lula Rocha o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
©2014 Lula Rocha. Licença Creative Commons.
Atribuição – Não comercial – Compartilha igual
Pehchaan – The discerning eye
O vídeo abaixo mostra o processo de impressão e confecção de estampas em tecidos usando a tradicional técnica artesanal indiana de impressão em blocos de madeira.
Desde o design dos padrões, até a finalização dos objetos revestidos em tecido, como almofadas e colchas.
Vale a pena conferir.
Dica da designer Janara Morenna (portifolio)